Avançar para o conteúdo principal

Publicações do Portal do Consumidor

Este Guia apresenta um conceito de segurança alimentar que ultrapassa os aspectos higio-sanitários e visa promover comportamentos alimentares saudáveis. Este objectivo deve envolver toda os elementos da comunidade escolar em especial os serviços de alimentação que não se devem limitar a assegurar apenas as necessidades nutricionais e energéticas... "


"Hoje já não se coloca o problema de procurar os alimentos mas de escolhê-los e gostar deles na sua diversidade. Conhecer os alimentos, o seu nome e apreciar o seu gosto, requer um processo de aprendizagem. O ser humano necessita de aprender a comer tal como aprende a andar ou a ler..."

 
"A alimentação, fonte de prazer e convívio, é essencial à vida. Quando nos alimentamos
damos ao nosso corpo substâncias de que ele precisa para nos manter vivos e saudáveis..."




"A relação da criança com os alimentos e com o seu corpo começa muito cedo, e é um processo que deve ser acompanhado e orientado, de modo a que os novos alimentos sejam bem aceites e de modo a que a criança se sinta bem com o seu corpo..."


"Quando são lançados e promovidos diariamente novos produtos alimentares num mercado cada vez mais globalizante, faz sentido informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes..."


"A União Europeia (UE) estabelece regras em matéria de rotulagem de géneros alimentícios para ajudar todos os consumidores europeus a tomar decisões informadas no momento da compra..."



"A Roda dos Alimentos, surgiu no seguimento da campanha de Educação Alimentar “Saber Comer é Saber Viver” iniciada em 1977, tendo sido utilizada como instrumento essencial na promoção de hábitos alimentares saudáveis..."



Baixe o guia de seu interesse aqui