Avançar para o conteúdo principal

O poder da Banana Verde

A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.
Receita com Biomassa de Banana Verde
Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.
Fonte: VPNutrição,

Comentários

  1. Olá. Gostava de saber se a biomassa pode ser feita com a banana da Madeira. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pode sim, mas tem que ser verde e não madura.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia. Ainda não consegui encontrar banana verde em Portugal (com o objetivo de fazer biomassa). Sabe onde posso encontrar?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      ainda não existe a venda a biomassa pronta. Você deve prepará-la em casa e não é difícil de fazer. siga a receita e você terá a biomassa pronta para ser usada. É como eu faço.
      Obrigada pelo contato.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Tambem gostava de saber onde encontrar banana verde para fazer a biomassa

      Eliminar
    3. Em alguns supermercados, consegue-se encontrar banana verde.
      Obrigada pela visita e comentário

      Eliminar
  3. Ola! Onde posso encontrar banana verde em Portugal?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário