Avançar para o conteúdo principal

Semente de linhaça: rica fonte de ômega 3 existente na natureza

Linhaça (Linum usitatissimum)
A linhaça é a semente do linho, a planta de onde se extrai fibras para a fabricação de tecidos e que também é empregado na confecção de papel, principalmente para papel-moeda e cigarros. A linhaça é rica em ácidos graxos Ômega-3, um importante nutriente que ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. A linhaça também é uma fonte rica de ácido fólico, vitamina B-6, manganês e fibras além de outros minerais importantes. Outro componente importante da linhaça são as lignanas, fitoquímicos biologicamente ativos com potencial anticancerígeno.

Benefícios da Linhaça Para a Saúde
Considerada um alimento funcional, a linhaça possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Estudos indicam que a inclusão da linhaça na dieta pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:
•prevenção de doenças cardiovasculares
•auxilia no controle da pressão alta
•redução dos níveis de colesterol
•beneficia os ossos
•prevenção de certos tipos de câncer
•diminuição dos sintomas da menopausa

Comprando Linhaça
As formas mais comuns de linhaça encontrada no mercado são: sementes inteiras, sementes moídas e óleo de linhaça.
As sementes inteiras podem ser estocadas por mais tempo em comparação com as sementes moídas. Mas o consumo das sementes inteiras pode fazer com que não sejam totalmente digeridas, reduzindo seu efeito benéfico para a saúde. Procure estocar a linhaça inteira em potes hermeticamente fechados e longe da luz e umidade.
As sementes moídas são mais facilmente digeridas pelo nosso corpo, porém, estragam mais rápido. A estocagem se faz da mesma maneira da linhaça inteira, sendo ainda recomendável guardar no frigorifico
O óleo de linhaça deve ser sempre guardada em potes ou vidros escuros que bloqueiam a passagem de luz. É importante observar a data de validade, quanto mais recente melhor, já que o óleo de linhaça vai perdendo suas propriedades com o tempo. O óleo de linhaça não deve ser utilizado para cozinhar alimentos, sendo apenas adicionado a alimentos prontos.

Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.
Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Como usar a Linhaça
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.