Avançar para o conteúdo principal

Métodos de diagnóstico da Obesidade - I

O excesso de peso corporal pode ser estimado por diferentes métodos ou técnicas. Esses métodos são, na sua generalidade, complexos e dispendiosos: hidrodensiometria, diluição de isótopos, bioimpedância, tomografia axial computorizada, ressonância magnética nuclear, entre outros.
As medidas antropométricas, devido à sua simplicidade de obtenção, baixo custo e correlação com a gordura corporal, como a altura, o peso relativo, a massa muscular, estrutura óssea, o perímetro da cintura relacionado com o perímetro da anca ou do peito, o padrão de distribuição da gordura subcutânea, as pregas adiposas e os vários índices que relacionam o peso e a altura são algumas dessas medidas que podem relacionar-se com o risco de desenvolvimento de desordens metabólicas e de doenças várias.
Composição Corporal
O interesse pelo estudo da Composição Corporal tem mais de um século e as primeiras pesquisas foram realizadas em animais. A composição corporal como campo de investigação tem-se desenvolvido, nas últimas duas décadas, rapidamente e em várias direcções. Algumas das áreas às quais se tem dado grande importância são a da estimação/predição da gordura/massa gorda na composição corporal e a da relação da composição corporal com a saúde.
Objectivos da Avaliação da Composição Corporal:
1 - Identificação de possíveis distúrbios associados à acumulação regional de gordura;
2 - Alertar as pessoas para os riscos associados aos reduzidos ou exagerados níveis de gordura corporal;
3 - Verificação da eficácia de um programa de nutrição /actividade física, na modificação dos valores da Composição Corporal
Metodologias para a avaliação da Composição Corporal
São 3 os métodos básicos de avaliação da Composição Corporal, os directos, os indirectos e os duplamente indirectos.
Métodos Directos – Recorre a metodologias muito sofisticadas. É realizado em cadáveres.
Métodos Indirectos – Realizado em indivíduos vivos. Utiliza duas metodologias: a hidrodensitometria e a diluição de isótopos.
Métodos Duplamente indirectos – são, sem dúvida, os mais utilizados. Existem várias propostas, mas os mais utilizados nos ginásios são a Antropometria, as Pregas de Adiposidade, a bioimpedância e a interactância por infra-vermelhos.

Comentários