Avançar para o conteúdo principal

Educação Nutricional: por que e para quê?

Esse artigo do jornal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-Brasil), relata o surgimento, a importância e a finalidade da Educação no âmbito da nutrição. Apesar de ter sido escrito em 2004 acho-o pertinente e atual. Segue pequeno trecho da introdução.
" Nos últimos tempos, expressões como qualidade de vida e alimentação saudável vêm atraindo a atenção de pessoas de diferentes idades, classes sociais e graus de instrução. De igual
modo, desperta interesse a possibilidade de se desenvolver estilos de vida saudáveis, para o que ocupa posto privilegiado a alimentação e a educação nutricional. Mas afinal, o que é Educação Nutricional? A educação é inerente à vida. O ser humano aprende e se desenvolve ao longo de sua existência no esforço por responder aos desafios cotidianos. A educação acontece nesse cotidiano social e também por intermédio de ações de instrução e ensino planejadas por pessoas capacitadas para tal. Assim, como não se faz educação musical, artística ou moral em cursinhos de cinco dias, não há nenhuma fórmula mágica para conseguir que as pessoas passem a comer melhor de um dia para outro. Isto não justifica, porém, desconsiderar essa importante ação em prol da promoção da saúde..."


Leia o Artigo

Comentários