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Manteiga Clarificada - GHEE, Você conhece?

Usada como a melhor gordura para cozinhar e considerada como “carreadora” de toxinas do corpo, ghee ou manteiga clarificada é considerada como tendo propriedades únicas .
Diz-se que o ghee tem o poder de retardar a deterioração dos alimentos e aumentar o valor nutricional de seus constituintes. Mas não há nenhuma pesquisa de laboratório que dê suporte à noção de que suas vitaminas ou minerais tornem-se mais ativos ou efetivos ou mais absorvidos quando utilizados na forma de manteiga clarificada, exceto no caso do cálcio, onde há certas evidências de que isso é verdadeiro. É fonte de vitamina A e usada como emoliente e base para diversos preparados medicinais, principalmente na Índia e no Sul da Ásia.
Além de suas qualidades energéticas e purificadoras, o ghee é considerado um lubrificante natural pela medicina Ayurvédica. Por isso é muito usado pelos praticantes de Yoga para aumentar sua flexibilidade.
Acrescentam-se às qualidades desta manteiga o suave aroma e o inigualável sabor que dá aos alimentos, principalmente grãos e legumes. Basta uma pequena quantidade para tornar o alimento muito mais atraente, o que torna o ghee o principal óleo usado nas dietas para emagrecimento.
Ingrediente
1 kg de manteiga de boa qualidade, sem sal, fresca.
Preparo
A manteiga não é uma gordura pura. Ela compreende, também, água e partes sólidas do leite que são solúveis na água. Quando a água evapora por fervura, estes sólidos se precipitam e permanece o óleo ou ghee ou manteiga clarificada ou a mais pura das manteigas. Esta é a base para o preparo do ghee.
Coloque a manteiga numa panela grande, de fundo forte e que não seja de alumínio. Deixe-a derreter em fogo médio, até começar a fazer espuma. Abaixe e fogo para a temperatura mínima e vá retirando toda a espuma que se formar com uma escumadeira, sem mexer o fundo da panela, para que as partes sólidas do leite não afundem.
Quando toda a água do leite evaporar, o som da fervura mudará para apenas um suave frigir e o borbulhar vai parar. A cor será um amarelo-âmbar. Apagar imediatamente o fogo, para não queimar o ghee porque, nesse ponto, a temperatura começa a aumentar rapidamente.
Deixe os sedimentos assentarem no fundo da panela, por um momento.
Em seguida, coar delicadamente o ghee com um pano fino para retirar as impurezas rema nescentes.
O Ghee pode ser guardado fora da frigorífico/geladeira. Para sua maior durabilidade não utilize talheres ou vasilhames molhados na sua manipulação.
Quando adequadamente preparado o Ghee apresenta as seguintes qualidades:
.não contém sal
.não necessita de refrigeração
.não queimará ou produzirá fumaça em temperaturas altas
O Ghee é usado em pequenas quantidades para temperar qualquer tipo de alimento, principalmente legumes, raízes, omeletes, sopas, torradas, biscoitos, arroz e cereais em geral. Experimente tostar um pouco de alho no ghee e servir sobre torradas... Ou derreter um pouco de ghee com ervas aromáticas e oferecer com batata cozida...
Para uma perfeição culinária absoluta, o ghee é a escolha dos grandes chefes de cozinha europeus.
Com propósitos medicinais, ele é utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.
Na Índia, qualquer oferenda aos deuses ou quando se dá aos bebês o seu primeiro alimento sólido, estas e todas as demais auspiciosas coisas na vida começam com ghee, como prova de generosidade e amor.

 Análise nutricional do Ghee
Por 100
gramas
Por 5 gramas (uma porção)
Calorias
895
44,77
Gramas de umidade
0,29
0,01
Gramas de cinzas
0,04
0,00
Gramas de proteínas
0,33
0,02
Gramas de carboidratos
0,00
0,00
Gramas de gorduras
99,34
4,97
Gramas de gorduras saturadas
61,10
3,05
Gramas de gorduras monoinsaturadas
28,50
1,43
Gramas de gorduras poliinsaturadas
3,90
0,19
Miligramas de colesterol
165,60
8,28
Gramas de fibras
0,00
0,00
Vitamina A
907,00
45,35
Gramas de vitamina C
0,00
0,00
Miligramas de sódio
1,48
0,07
Miligramas de cálcio
4,23
0,21
Miligramas de ferro
0,12
0,01
Nota: nenhuma das gorduras aparece como hidrogenada.
(Para saber mais, consultar a “Cozinha das Montanhas do Himalaia”, de R. Ballentine)
Fontes: AyesaGhee

Comentários

  1. Gordura adicionada boa prá emagrecer é GORDURA NENHUMA. Nossa dieta de proteína animal já tem gorduras saturadas suficientes. Os indianos não comem carne, só feijões, que não têm gordura. Mas estão afeitos a sobrepeso e obesidade mais importante do que a dos ocidentais, graças ao abuso de pão, açúcar, frutose de sucos e fritura, muita fritura.

    Lembremo-nos de que um grama de ghee, como qq óleo, tem 9 calorias e que nem os maratonistas e fisiculturistas ingerem óleo como fonte de energia ou nutrientes.

    Abraços,

    Moema

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