Avançar para o conteúdo principal

Ameixa e suas propriedades

Nessa altura do ano as ameixeiras ficam repletas de ameixas e tenho a felicidade de poder prová-las direto da árvore. Ameixas pretas, vermelhas e amarelas, todas muito suculentas, doces, saborosas e nutritivas.
Então, posto sobre esse fruto tão cheio de facetas importantes para a nossa nutrição. 
"Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e  vitaminas .É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural.
A ameixa seca tem várias aplicações em caldas, sorvetes, pudins, musses bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados. Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas podem ficar congeladas até 1 ano. As ameixas ficam moles quando congeladas.
Propriedades Nutricionais
A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, fibras (celulose e pectina)  sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (B1, B2, Caroteno, pró-vitamina A, C). Proteínas, lipídios e diversos óleos. As frutas secas e sementes repõem nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas.
Valor calóricoEm cada 100 gramas: Frescas = 50 kcal; Secas = 170 kcal.
Propriedades Medicinais
A ameixa é recomendada para  a prevenção e tratamento da obstipação/prisão de ventre por seu alto poder laxativo. É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo.Além disso são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.
Como Comprar
Procure frutos bem cheios, lustrosos e com a polpa que ceda ligeiramente à pressão delicada dos dedos. A coloração pode mudar, dependendo da variedade, do amarelo-esverdeado ao roxo. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com casca machucada ou descolorida, e, às vezes, vazam sumo.
Como Armazenar
Para Conservar em bom estado por 3 a 5 dias, guarde em sacos plásticos na gaveta do frigorífico/geladeira sem lavar. Lave a ameixa apenas na hora em que for consumir. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
Como Preparar
A ameixa pode ser consumida fresca, seca ou como geléias. Coma com a mão ou sirva cortada em fatias/pedaços, com ou sem casca. Use em saladas de frutas ou para preparar sobremesas, molhos, geléias ou bolos.
Curiosidade
No Japão é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. A ameixa umeboshi é calmante para o estômago dolorido ou ácido. 
Observação
Existem pessoas que têm reações alérgicas à ameixa (bem como ao damasco, à amêndoa, ao pêssego e à cereja – frutas da mesma família).  As pessoas que são alérgicas à aspirina, também, não devem consumir esta fruta."
Fonte: Portal São Francisco

Comentários

  1. Oi amiga,
    Indiquei um meme p/ vc pelo meu blog.
    http://www.nutricaoealgomais.blogspot.com/
    beijinhussss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário