Avançar para o conteúdo principal

Mudar Comportamentos Alimentares Errados - O uso do sal

Muito se fala sobre a ligação nociva do sal (Cloreto de sódio) com a Tensão Arterial, mas afinal absorve-se mesmo essas informações positivas para evitar que a Hipertensão se instale? E, uma vez instalada toma-se consciência da necessidade de abrandar ou eliminar a adição desse condimento milenar na alimentação diária?
Estas e  outras perguntas sobre a ingestão do sal em quantidades superiores as recomendadas pela Organização Mundial de Saúde podem ser respondidas partindo-se do principio da "dificuldade" de se mudar comportamentos alimentares adquiridos ao longo da vida.
A mudança de erros alimentares não se faz unicamente com uma dieta ou orientação nutricional, essas são importantes, mas antes de qualquer plano alimentar é fundamental o individuo ter a compreensão da necessidade de mudar comportamentos alimentares errôneos mantidos ao longo da vida (excessos de sal, gordura, açúcar, etc.), sem essa disposição para mudanças, difícil ou mesmo impossível  será atingir os objetivos nutricionais e de saúde pretendidos.
O que se percebe é que muitos depois de já terem comprometido em um grau elevado as funções do seu corpo, com diversos abusos alimentares e de outras naturezas, procuram ajuda de um especialista, e, querem que estes os ponham saudáveis sem que para isso se mexa nos seus hábitos atuais de vida. Querem perder peso, melhorar a tensão arterial, o diabetes e outras patologias sem mudanças efetivas dos hábitos alimentares, ou seja, manter tudo como está e fazer o milagre de voltarem a ter saúde. Impossível!!
O caminho da conquista do equilíbrio do nosso organismo passa, necessariamente, pelo equilíbrio alimentar. Não existe mágicos (profissionais de saúde) com fórmulas magnificas que irão remediar o mal já instalado sem o compromisso de cada um com o seu bem mais precioso: a saúde de seu corpo.
O importante é aceitar a  mudança comportamental em relação aos erros alimentares e outros hábitos prejudiciais a saúde como um fator primordial para o bem estar e qualidade de vida*
Slide sobre o Sal e a Pressão Alta
Fontes: * Silvelita Metelo -Nutricionista
               Marpan