Avançar para o conteúdo principal

Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares fazem parte da rotina de vários atletas mas muita gente não faz idéia do que seja realmente esses comprimdos coloridos. Os suplementos alimentares são ; vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação.

Os suplementos alimentares são ideias para as pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física, afim de melhor o desempenho ou repor perdas nutricionais.
Mas eles podem ser consumidos até por pessoas que não praticam esportes com a finalidade de repor nutrientes e vitaminar ao organismo. Principalmente  para aquelas pessoas que tem a vida estressante,e com pouco tempo de preparar alimentos saudáveis . Os suplementos podem e devem ser ingeridos no dia a dia, lógicamente sempre com prescrição médica ou de nutricionistas.
O perigo de consumir suplementos por conta própria pode acarretar em vários problemas eles parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter conseqüências desagradáveis e até efeitos colaterais. Por isso todo e qualquer suplemento deve ser prescrito por médico ou nutricionista e ter um acompanhamento do profissional.
Tipos de Suplementos
Suplementos Hipercalóricos São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos - São suplementos proteicos que possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.
Suplementos Termogênicos - Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.
Suplementos Antioxidantes -  Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.
Suplementos Polivitamínicos e Minerais -  Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.
Suplementos Hormonais -  São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.
Fonte: Internet
Obs.: Não use suplementos alimentares sem supervisão do médico ou nutricionista.  Para um plano alimentar personalizado procure um especialista em Nutrição.