Avançar para o conteúdo principal

16 de Outubro Dia Mundial da Alimentação

"O Dia Mundial da Alimentação é uma atividade anual de âmbito mundial cujo objetivo é fomentar a conscientização sobre a fome a desnutrição no mundo e induzir todas as pessoas em nível mundial a adotarem medidas para combater a fome.
Em novembro de 1979 durante a Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) foi instituído o Dia Mundial da Alimentação. O dia escolhido foi 16 de outubro, aniversário da FAO. Há 29 anos esta data é comemorada em cerca de 180 países.
O Tema deste ano é "Todos Unidos Contra a Fome".
Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome, muitos brasileiros ainda convivem com esse problema social.
Muitas organizações públicas e cíveis em diversos países do mundo realizam eventos para celebrar essa data. No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil. Neste ano, acontecerão atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação. Para isto, consulte o site do CONSEA de sua região, veja a programação e faça parte.
Outra forma de participar é assinar a petição online a qual pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. E que as pessoas fiquem indignadas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome." SUSTENTABILIDADE 
Para assinar a petição acesse aqui: http://reeducalimentar.blogspot.com/2010/08/peticao-para-acabar-com-fome-no-mundo.html
Em Portugal a data é sinalizada pelas Associações ligadas a Saúde/Nutrição como a Associação Portuguesa dos Nutricionistas - APN que lançou um documento relativo ao Dia Mundial da Alimentação e o  e-book  "Semana de Ementas Saudáveis e Económicas" para o combate a fome e a pobreza.
Já a Associação Portuguesa dos Dietistas - APD em comemoração lançou o e-book "Tradição com Saúde"
Cada publicação tem um enfoque diferenciado da abordagem do tema, enriquecendo e contribuindo para a manutenção de uma Alimentação Saudável.
Saiba mais a respeito, acesse: FAO
CFN