Avançar para o conteúdo principal

Nutricionistas, Dietistas ou Profissionais da Nutrição?

Em alguns países das Américas e da Europa, nomeadamente, Portugal, existem duas profissões ligadas a Nutrição/Saúde, são elas o Dietista e o Nutricionista. 

Para muitos brasileiros com formação superior em Nutrição (como é o meu caso) que obtiveram sua Equivalência em Ciências da Nutrição em Portugal, isso faz enorme confusão, visto que, no Brasil não existe essa dicotomia na profissão. Possuímos uma única categoria profissional- Nutricionista o que facilitou e facilita as lutas pelos direitos e leis políticas que regem a profissão do Nutricionista em território brasileiro.

Em Portugal a existência de duas profissões que trabalham, praticamente, com as mesmas finalidades e objectos dificulta, no meu ponto de vista, ganhos que poderiam ser conquistados com mais e maior eficiência com o entendimento, unificação ou fusão das duas profissões, pois assim ambas sairiam a ganhar com um maior empenho nas lutas pelas causas em comuns, como a criação de uma Ordem para os profissionais de nutrição, uma  associação pública representativa dos profissionais de nutrição e dietética inscritos com habilitação académica e profissional legalmente exigida para o respectivo exercício da profissão.

Uma Ordem profissional é uma associação pública cujas atribuições são a definição e o controlo da observância das regras relativas à correspondente actividade profissional. Essa instituição é semelhante aos Conselhos Profissionais Federais no Brasil, no caso, o Conselho Federal de Nutricionistas - CFN.
O que existem, hoje, são Associações de direitos privados que "fiscalizam" (em parte) a actuação das ambas profissões. Associação Portuguesa dos Dietistas - APD e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas - APN.

Deixo aqui a pergunta...
Se as semelhanças são maiores do que as diferenças e se as diferenças podem ser corrigidas e aperfeiçoadas  por que a manutenção de duas classes profissionais na área da Nutrição/Dietética?

Saiba mais em:
Dietistas e Nutricionistas, eis a questão?
Ordem dos Nutricionistas

Comentários