Avançar para o conteúdo principal

Produtos para Emagrecimentos - Funcionam?

A cada instante vê-se nos meios de comunicação social lançamentos de novos e novos produtos com o objetivo do emagrecimento rápido sem necessidade de dieta ou de orientação nutricional.  Propagandas que alarmam efeitos milagrosos, eficazes, mas cuja real finalidade é as vendas e lucros exorbitantes com a suposta "cura" de uma doença que já se faz um problema de saúde pública - a Obesidade.
A que se diferenciar os tipos de Obesidades e para isso é necessário uma adequada Avaliação Nutricional onde se pode distingui um excesso de peso de uma obesidade mórbida, por exemplo.
Quando um produto para emagrecimento é apresentado pelos seus fabricantes, esses não referenciam que o produto destina-se a portadores de "simples" excesso de peso ou a um determinado grau de obesidade , mas generaliza o público alvo o que leva aos obesos graves a usarem por conta própria tantos produtos ditos emagrecedores sem que o verdadeiro efeito propagado pelos mesmos se concretizem, visto que, abstém-se de uma mudança efectiva de hábitos alimentares e de vida erróneos.
Não quero dizer que todos os produtos existentes no mercado para emagrecimento são de todo ruim. Alguns quando usados sob vigilância e conduta de um profissional de nutrição/saúde, acompanhados com as respectivas orientações nutricionais e empenho na modificação dos hábitos não saudáveis de vida podem vir a dá bons resultados.
Particularmente, não acredito que produto de emagrecimento resultem por si só. O importante a saber é que nem tudo serve para todos. É bom ter-se em conta o metabolismo de cada um, suas individualidades e o seu estado geral de saúde, pois, muitos indivíduos além da obesidade são diabéticos, hipertensos ou portadores de outras patologias. Portanto, todo o quadro clínico do indivíduo deve ser levado em consideração e não apenas o seu peso corporal.
Então, o melhor e mais sensato a fazer para o bem da saúde é procurar orientação de um profissional especialista antes de utilizar produtos de emagrecimento rápido por conta própria sem nenhuma avaliação nutricional e de saúde prévia.
Silvelita Metelo
Nutricionista
Fonte: Peso e Medida