Avançar para o conteúdo principal

Projeto Educando com a Horta Escolar

A Nutricionista Núbia Cruz de Salvador-Bahia-Brasil me encaminhou materiais (relatórios e fotos da produção da horta) do Projeto Educando com a Horta Escolar do governo Federal desenvolvido na cidade de Valente-Bahia. O método de trabalho aplicado foi à horta verão, que consiste em se colocar uma lona em baixo do local cavado para fazer a horta. No período da seca só é preciso regar as hortas três vezes por semana, pois a água fica retida na lona e não evapora! Os canteiros foram feitos com garrafas pet (foto a esquerda)
Descrição do PEHE
O Projeto PEHE – Projeto Educando com a Horta Escolar. O projeto justifica-se pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram o aumento alarmante de 240%, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País.
Nesse contexto, o Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. Nos anos de 2005 a 2008, o Projeto Educando com a Horta Escolar foi desenvolvido em 17 municípios.
Benefícios do Projeto
• Estímulo à Inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino;
• Favorecimento da mudança do hábito alimentar dos escolares;
• Valorização do Intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre entidades envolvidas com a promoção da alimentação saudável;
• Respeito à diversidade cultural e à preferência alimentar local do município;
• Estímulo a uma real participação da sociedade civil no acompanhamento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar;
• Melhoria da qualidade da educação nas escolas envolvidas e nas demais escolas do município por meio das formações coletivas de professores, conforme programação a ser elaborada com a Secretaria Municipal de Educação.
Objetivos do Projeto
Objetivo Geral: Formar formadores municipais nas áreas de Educação, Meio Ambiente/Horta e Nutrição, para organização, implantação e desenvolvimento do Projeto no município, com vistas à melhoria da qualidade de alimentação, do meio ambiente e do corrículo escolar.
Objetivos Específicos:
• Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
• Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares;
• Estimular descobertas e inovações tecnológicas na escola;
• Gerar aprendizagens múltiplas;
• Integrar os diversos profissionais da escola por meio de estudos e pesquisas sobre o tema currículo escolar;
• Oportunizar a participação da comunidade nas atividades escolares;
• Propiciar o comprometimento dos educandos com o ambiente e a saúde comunitária;
• Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;
• Gerar relações interpessoais mais respeitosas das individualidades e diversidades, além de práticas humanas mais cooperativas, solidárias e fraternas.
Material Didático

Todos os materiais didáticos podem ser baixados no site Educando com a Horta Escolar
Fontes: Horta Escolar / Nutricionista Núbia Cruz

Comentários

  1. cOMO VOCES PODERIAM ME ORIENTAR PARA SER FEITO ESSE PROJETO EMUMA ESCOLA FILANTROPICA DE CIRNAÇAS CARENTES DO ESTADO DA PARAIBA (FUNDAÇÃO EDUCAR).
    GRATA,

    AGUARDO RETORNO,

    VILMA

    ResponderEliminar
  2. Olá Vilma
    Esquecestes de deixar o teu endereço de email, então respondo-te por aqui. Para saberes maiores informações sobre como desenvolver o projeto da horta Escolar entre em contato com os repsonsáveis ai no Brasil no site (http://www.educandocomahorta.org.br/site/) e com o PNAE (http://www.brasil.gov.br/menu-de-apoio/apoio/brasil-agora/alimentacao-escolar-pnae) encontras as orientações necessárias e quem deves contactar para tirar dúvidas.
    Muito boa sorte.
    Ficas com Deus sempre.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Sou Nutricionista de Escolas Municipais em meu Município (Simonésia - MG) e até já possuo este material. Gostaria de pedir sugestões sobre como poderia desenvolver este projeto nas Escolas daqui!
    Att,
    Samantha.

    ResponderEliminar
  4. Olá Samantha
    obrigada pelo teu comentário.
    A resposta para tua questão e a mesma da Vilma. Para saberes maiores informações sobre como desenvolver o projeto da horta Escolar entre em contato com os repsonsáveis ai no Brasil no site (http://www.educandocomahorta.org.br/site/) e com o PNAE (http://www.brasil.gov.br/menu-de-apoio/apoio/brasil-agora/alimentacao-escolar-pnae) encontras as orientações necessárias e quem deves contactar para tirar dúvidas.
    Sucesso
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário