Avançar para o conteúdo principal

A nossa Roxa Beringela!

Nomes Populares:
Beringela, Beringens, Berinjela
Nativa da Índia, a beringela pertence à família das solanáceas, parente dos tomates, pimentões e batatas. No começo, não era tão apreciada como hoje pois as primeiras espécies eram muito amargas.
Por suas propriedades nutricionais  é cultivada e consumida por todo o mundo, com destaque nas receitas italianas, árabes e gregas.
A beringela é rica em vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e C. É boa fonte de fibras, potássio, manganês, cobre e ácido fólico. Além de vitaminas e minerais, também contém fitonutrientes importantes com atividades antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as membranas celulares, mantendo-as íntegras. É pobre em calorias, apenas 26 por cada 100g.
Muitos estudos têm demonstrado que as substâncias antioxidantes  da beringela podem ajudar na prevenção das doenças ligadas ao aumento do colesterol sanguíneo.
De acordo com estudos realizados o sumo da berinjela ajuda na diminuição  do colesterol total . Uma das conclusões dos estudos é que o efeito da berinjela sobre o colesterol pode acontecer porque algum componente da berinjela inibe a absorção do colesterol no intestino e a niacina também pode estar neste processo, além dos seus componentes antioxidantes.
A beringela, também, é rica em oxalatos, uma substância encontrada em alguma plantas e animais que, quando muito concentrada no corpo, pode cristalizar e causar problemas. Pessoas que têm problemas renais e de vesícula devem consumir a berinjela com moderação. Assim, deve-se aproveitar dos benefícios  desta hortaliça na alimentação, mas sem exageros.
Como copmpra
Dê preferência as beringelas firmes e pesadas. A cor não deve ser descolorada e sim brilhante e elas não devem ser guardadas em embalagem de isopor e filme plástico, pois se estragam mais rápido.
A beringela escurece rapidamente. Assim, use faca inoxidável e deixe de molho em água e vinagre enquanto não prepara.
Ela pode ser consumida com ou sem a casca. Pode ser assada, cozida, grelhada, usada como entrada, prato principal ou acompanhamento ela vai ser sempre bem vinda. 
Referências:
Paulo Afonso Ribeiro Jorge, Lidia C. Neyra, Regina M. Osaki, Eros de Almeida, Neura Bragagnolo. Efeito da berinjela sobre os Lípides Plasmáticos, a Peroxidação Lipídica e a Reversão da Disfunção Endotelial na Hipercolesterolemia Experimental.
Arquivos Brasileiros de Cardiologia.1998;70(2),.
Propriedades: É digestiva,diurética, oxidante. Eficaz contra o colesterol,a diabete, auxilia a emagrecer, Indicada para problemas no fígado e estômago, furúnculos, gota, obstipação intestinal.
Valores nutricionais em 100 Gramas de Berinjela
Nutrientes
Valores
VDR
Energia
24 Kcal
1%
Carboidratos
5.7g
4%
Proteína
1 g
2%
Total Gordura
0,19 g
1%
Colesterol
0 g
0%
Fibra dietética
3,40 g
9%
Vitaminas
Choline
6.9 mg
1%
Folato
22 mcg
5,50%
Niacina
0,649 mg
4%
Ácido pantotênico
0.281 mg
6%
Piridoxina
0,084 mg
6,50%
Riboflavina
0.037 mg
3%
Tiamina
0,039 mg
3%
Vitamina C
2.2mg
3,50%
Vitamina A
27IU
1%
Vitamina E
0.30 mg
2%
Vitamina K
3,5 mcg
3%
Eletrólitos
Sódio
2 mg
0%
Potássio
230 mg
5%
Minerais
Cálcio
9 mg
1%
Cobre
0.082mg
9%
Ferro
0.24 mg
3%
Magnésio
14 mg
3,50%
Manganês
0.250 mg
11%
Zinco
0,16 mg
1%
Fontes: Obesidade.com

Comentários