Avançar para o conteúdo principal

Pirâmide nutricional para pacientes pós-bypass gástrico

A obesidade mórbida é uma doença refratária a dietas e medicamentos, mas, em geral, responde bem à cirurgia bariátrica. Para que ocorra uma perda de peso saudável é necessário que haja reeducação alimentar direcionada às necessidades do paciente após a cirurgia. O uso de figuras que ilustrem os grupos alimentares e sua distribuição no cardápio diário do paciente são instrumentos muito úteis que facilitam a compreensão e o entendimento da mudança de hábitos. Este trabalho teve como objetivo a sugestão do uso da pirâmide alimentar adaptada aos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que devem enfatizar o consumo de alimentos ricos em proteína em sua alimentação...”( SUGESTÃO DO USO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR EM CIRURGIA BARIÁTRICA SUGGESTION FOR USE OF FOOD PYRAMID AFTER BARIATRIC SURGERY -  Dra.Silvia Leite Faria &ndash)
Publicação da Pirâmide, em inglês, proposta por pesquisadores da Espanha e Estada Unidos que, através da publicação na revista científica Obesity Surgery, sugeriram a pirâmide alimentar para pacientes pós-bypass gástrico. (Pirâmide nutricional para pacientes pós-bypass gástrico)
Trata-se de uma ferramenta educacional de fácil compreensão e essencial para o tratamento nutricional eficaz pós-cirurgia bariátrica. A pirâmide pode ser usada para auxiliar a entender as recomendações nutricionais e, assim, promover um padrão alimentar saudável em longo prazo, através da escolha de proteínas de alta qualidade, equilibrada em nutrientes como, carboidratos complexos e fontes saudáveis de ácidos graxos essenciais.*
Em Portugal  a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade (SPCO), Fundada em Outubro do ano de 2000, por cirurgiões e endocrinologistas Portugueses que sentiam a necessidade de juntarem esforços no combate desta doença, que tem vindo a aumentar a sua incidência no nosso Pais, seguindo os passos do resto do mundo, organizando programas de suporte e educacionais não só para cirurgiões como para todos os profissionais de Saúde que tratam esta patologia.
A Sociedade tem como objectivo promover, divulgar e investigar sobre cirurgia bariátrica através de: Realizar e promover a realização de investigação quer clínica quer laboratorial; Promover troca de ideias, informação e experiências no que diz respeito a cirurgia bariátrica; Desenvolvimento de programas educacionais por médicos e paramédicos; Promover a linha base de conduta ética na selecção dos doentes e seu tratamento.
No Brasil, em 1974, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirugia Bariátrica e Metabolica (SBCBM), "... que  vem ensinando a mais de meio século, cirurgiões, clínicos, nutricionistas, psicólogos e tantos outros profissionais da saúde que tratar cirurgicamente de obesos mórbidos é muito difícil e difere muito de meramente operar. Para se evitar complicações cirúrgicas imediatas e tardias e se obter resultados satisfatórios, são fundamentais não só o adestramento esmerado da equipe cirúrgica, mas um bom preparo pré-operatório e um acompanhamento eficiente em longo prazo. A participação de uma equipe multiprofissional é cada vez mais valorizada..."
Fontes: *Nutritotal
Revista Científica Obesity Surgery, 
Springer food science
Gastrocirurgia e Gastronutrição
SPCO
SBCBM

Comentários