Avançar para o conteúdo principal

Benéficio do Café para a prevenção de diabetes

"Estudo da Universidade da Califórnia revela que consumidoras de café têm níveis mais elevados da proteína SHBG
As mulheres que bebem pelo menos quatro chávenas de café por dia possuem menos de metade da probabilidade de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Os investigadores Atsushi Goto e Simin Liu, da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), atestaram que o consumo de café aumenta os níveis plasmáticos de uma proteína chamada SHBG. Esta regulamenta a actividade biológica das hormonas sexuais, testosterona e estrogénio, que intervêm no desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Em trabalhos anteriores, Liu e seus colegas já tinham identificado duas mutações no gene que codifica para a SHBG (sex hormone-binding globulin) e os seus efeitos no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Para a realização do estudo, os investigadores utilizaram 359 novos casos de diabetes, associados a 359 controlos aparentemente saudáveis, seleccionados entre cerca de 40 000 mulheres inscritas no Women’s Health Study, um estudo cardiovascular, em grande escala, originalmente concebido para avaliar os benefícios e os riscos do baixo doseamento de aspirina e vitamina E, na prevenção primária de doenças cardiovasculares e cancerígenas.
Este estudo revelou que as mulheres que bebiam quatro chávenas de café por dia possuíam níveis significativamente mais elevados de SHBG e uma menor probabilidade, de 56 por cento, de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Descobriram também que as mulheres portadoras da mutação do gene que provocava o aumento dos níveis plasmáticos de SHBG no sangue eram as mais beneficiadas com o consumo de café.
Um grande número de estudos clínicos tem implicado o importante papel das hormonas sexuais no desenvolvimento de diabetes tipo 2, sendo agora possível comprovar que a proteína SHBG é crítica como meta inicial para a avaliação do risco e da prevenção do aparecimento de diabetes.
Adicionalmente ao efeito benéfico do consumo de café para a prevenção de diabetes, investigadores acreditam que também poderá melhorar a tolerância do organismo à glicose, através do aumento do metabolismo ou do melhoramento da sua tolerância à insulina."
Fonte: CiênciaHoje

Comentários

  1. Amiga, Tudo bem com vc? Gostei muito do post.
    Parabéns!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga linda, tudo bem minha flor?Ainda hoje lembrei de vc rsrs Agora sempre que faço a minha chávena de café costumo lembrar deste post.Rsrs Gosto de café mas só gosto bem fraquinho. costumo chama de cháfé. rsrs Mas agora que fiquei sabendo que faz bem, fico mais tranquila rsrs

    Fica com Deus!

    Um fim de semana doce e iluminado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário