Avançar para o conteúdo principal

Pomelo-Laranja chinesa

Começo o ano de 2011 com a publicação do post sobre uma fruta pouco conhecida, difundida e/ou consumida nos cardápios diários de Portugal e do Brasil.  O Pomelo, também, conhecida como Laranja chinesa,
O Pomelo (Citrus maxima) é uma fruta da família Rutaceae com 5 a 8 m de altura, produz-se, satisfatoriamente, em regiões das mais variadas condições ecológicas. Os frutos podem ser consumidos ao natural, prestando-se para a industrialização, de onde resultam diferentes produtos, como sumos, óleos essenciais e pectina.
O pomelo combina a forma de uma laranja grande e a cor amarela de um limão, ainda que também existam variedades de cor verde, semelhante à pele de uma lima. A tonalidade de sua polpa é variada e atrativa e vai do amarelo ao roxo, passando pelo alaranjado. Mas um fator importante é que esta polpa é rica em carotenóides, pigmentos que lhe conferem a cor alaranjado-arroxeado. Quanto mais escuro o tom da polpa, maior é a concentração destes pigmentos. Os carotenóides destacam-se no campo da nutrição por sua função antioxidante, e consequentemente, exercem uma ação preventiva nas doenças cardiovasculares.
Além dos carotenóides, o pomelo também é, como os demais citros, rico em vitamina C, que possui funções importantes em nosso organismo, entre as quais o fortalecimento do sistema imunológico. O pomelo possui um sabor menos doce que o da laranja, menos ácido que o do limão e algo de amargo, mas pode ser saboreado fresco, forma em que se aproveita também os benefícios de sua fibra, rica em pectina, ou em sumo, podendo ser ainda combinado com o sumo de laranja.
Propriedades e valor nutritivo da fruta
O pomelo possui muitas propriedades e o valor nutricional é notável em certos aspectos. Sua polpa tem muita água, hidratos de carbono (frutose) e fibras em moderação, quase não contém nenhuma gordura. As proteínas são escassas na fruta.
É purificadora, estimulante do apetite e diurético . Recomenda-se tomar em jejum antes do pequeno-almoço (café da manhã) habitual, pois, estimula a secreção de bile pelo fígado e potencializa os efeitos da fruta.
Ajuda a diminui os níveis de colesterol no sangue e reduz a formação de trombos pelo seu conteúdo de narigerina e flavonóides (antioxidantes encontrados na fruta).
É um poderoso antioxidante e anti-cancro(anti-câncer) , devido a quantidade de vitamina C, pectina, carotenóides e limonóides. Os limonóides são terpenóides, que são a essência dos citros. O pomelo é especialmente rico em limoneno, o que confere-lhe o seu sabor amargo.
A pectina contida na pele branca dos citros é também anti-cancro (câncer) e inibe a formação de trombos.
Entre os minerais incluem potássio (190mg/100g), o que a torna uma fruta diurética , benéfica em casos de hipertensão ou retenção de líquido, celulite, edema, etc, também, promove a eliminação de ácido úrico e seus sais .
Contém em menor quantidade fluoreto de cálcio e sódio.
É uma fruta de baixo teor calórico, ideal para ajudar a aumentar as defesas do corpo, sem aumentar as calorias.
Extrato de Grapefruit pode impulsionar a saúde metabólica
De acordo com preliminares de investigação cientifica um composto encontrado na fruta pode ser uma defesa natural contra a diabetes , obesidade e síndrome metabólica. Em testes com células, os cientistas demonstraram que a naringenina (antioxidante abundante no pomelo) pode produzir uma série de efeitos benéficos que podem ajudar a regular o metabolismo (e, por sua vez, protege contra doenças metabólicas). Medicina Alternativa
Fontes: Buscaterapia

Comentários

  1. Amiga linda, adorei encontar esta tua página. Eu não sabia que vc tinha este outro Blog.
    E fantastico... Parabéns
    Gsotei muito!

    Bom fim de semana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu adoro essa fruta, mas não conhecia o nome em português, pomelo!
    gosto do suco, doces e geléia!
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário