Primeiro e único site de uma nutricionista brasileira que vive em Terras de Portugal. Aqui vai encontrar conteúdos sobre Nutrição, Alimentação, Educação Alimentar, Segurança e Higiene Alimentar e diversos outros conhecimentos para uma melhor nutrição, saúde e qualidade de vida. Bem vindo(a)! Welcome!

A carregar...

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Abacate - Suas várias facetas na Nutrição Humana e na Indústria Alimentícia

Por muitos anos a fruta foi excluída das refeições por ser considerada muito calórica. Agora, volta ao cardápio para controlar as taxas de colesterol. Calorias e gordura não faltam ao abacate. Dois motivos mais do que suficientes para rotulá-lo, erroneamente, como vilão do emagrecimento e do controle de colesterol. Mas recentes pesquisas científicas são unânimes em afirmar que a gordura encontrada na fruta é monoinsaturada e essencial ao bom funcionamento do organismo. Estudos do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos EUA, comprovam que o consumo regular desse tipo de gordura é capaz de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os de HDL (o bom colesterol). (Janete Tir)
Como conservar
O abacate escurece depois de cortado com muita facilidade em contato com ar. Então deve-se ter alguns cuidados para aproveitar a fruta ao máximo.
. só corte o abacate no momento em que for consumir;
. Se usar apenas uma parte, guarde a outra no frigorífico/geladeira com o caroço e passe um pouco de limão na polpa isto evita a rápida oxidação da fruta;
. Se sobrar creme de abacate guarde-o com o caroço no meio do recipiente.
Bom para o fígado
Pesquisadores da  Universidade Shizuoka, no Japão depois de investigarem 22 frutas, chegaram à conclusão de que o abacate é muito mais potente para proteger o corpo contra toxinas prejudiciais ao fígado. Estas toxinas, de acordo com o estudo, são semelhantes às encontradas nas hepatites virais.
Propriedades nutricionais
Trata-se de um fruto que aporta ao nosso organismo um forte contingente de vitaminas A,C e E, além de minerais como cálcio, magnésio, potássio, água, proteínas e gorduras.
Composição centesimal média da polpa do abacate (100g)

Energia
171,3Kcal
Umidade
72,4%
Carboidratos
2,9g
Proteínas
1,6g
Lipídios
18,0g
Vitamina C
12 mg
Cinzas
1,0g
Fibras
2,3g
Além deste grande valor nutritivo, o abacate atua positivamente em relação a muitos problemas do nosso organismo. Sendo um alimento que favorece a formação de glóbulos vermelhos, também tem uma ação preventiva de cardiopatias e é um excelente agente que favorece nossa circulação.
O abacate é um sedante ativo que serve para relaxar, eliminar o nervosismo e combater o estresse.
O óleo de abacate como matéria-prima para a indústria alimentícia
Dissertação de Mestrado de Flávia Daniele sobre a utilização do óleo de abacate como matéria -prima para indústria de alimentos. Segue resumo
"Hábitos de vida saudáveis e uma dieta balanceada aliados ao alto consumo de frutas e vegetais estão associados à redução do risco de doenças e à manutenção da saúde. O óleo de abacate possui em sua composição substâncias bioativas capazes de prevenir e controlar as dislipidemias.
Como existem poucas pesquisas científicas avaliando o potencial deste óleo para o consumo humano, o presente trabalho estudou os processos de extração e refino do óleo de abacate. Para tanto, procedeu-se à separação da polpa das outras partes da fruta. A polpa fresca foi seca em estufa, e posteriormente moída para a obtenção de um farelo. O óleo obtido do farelo foi extraído e caracterizado. Os resultados mostraram
que os processos de extração e refino do óleo a partir da variedade Margarida são tecnicamente viáveis, o que o torna excelente matériaprima para a indústria alimentícia. Além disso, possui um perfil de ácidos graxos e esteróis muito semelhante ao perfil do azeite de oliva, podendo desta forma, substituir o óleo de soja e ser utilizado juntamente com o azeite de oliva nos óleos mistos, oferecendo ao consumidor
brasileiro um produto de qualidade superior e com menor custo."
Leia a dissertação na íntegra: scielo / Teses
"AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso: Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho." (teses)
Fontes: NutriWeb


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...