Avançar para o conteúdo principal

Ómega 3 influencia no humor

"Os ómegas 3 são parte dos ácidos gordos essenciais ao nosso organismo e que este não sabe sintetizar. Encontram-se preferencialmente no peixe e já foram provados os seus benefícios, nomeadamente para o coração.
Novos avanços defendem que estes ácidos gordos são igualmente importantes para a esfera cerebral, com efeitos favoráveis sobre a depressão. Um estudo do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (Inserm), em França, aplicado em ratos, demonstra que a carência de ómega 3 afecta negativamente o humor. O trabalho foi publicado na «Nature Neuroscience».

Já foi provado que regimes deficitários em ómega 3 influenciam no declínio cognitivo, das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro.Foi neste contexto que os investigadores do Inserm quiseram perceber o impacto da carência experimental de ómega 3 a nível cerebral. O director de investigação do instituto, Olivier Manzoni, explica que os ratos foram submetidos a uma dieta pobre nesse ácido gordo durante a gestação e aleitamento dos animais..."
Leia artigo completo
Fonte: CiênciaHoje

Comentários