Avançar para o conteúdo principal

O Maravilhoso Coentro


Você gosta de coentro? Eu adoro!

Coentro (do latim Coriandrum, pelo grego Koríandron), originário do Oriente é uma planta glabra, da família das umbelíferas (Coriandrum sativum), de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio, e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.


Uso medicinal

Usa-se para combater a flatulência, má digestão, anorexia nervosa; exteriormente usa-se para combater o reumatismo e dores das articulações. Evita ascárides e lombrigas, regula o atraso menstrual, tira a halitose (mau hálito), é adstringente, aperitivo, tempero para saladas etc. Serve contra enjoos, vómitos, inapetência digestiva, cólicas e gases intestinais; desinfecta e cicatriza feridas, chagas e úlceras. Não deve exceder-se o seu consumo, pois provoca embriaguez e loucura.


Propriedades do coentro

- É diurética, estimulante,
- Auxilia em problemas estomacais,
- Trabalha a ansiedade,
- o nervosismo,
- o apetite em excesso,
- a cólica e os gases.

Chá de coentro  
  
Ingredientes:
1 colher (sopa) do fruto do coentro
1/2 litro de água
Modo de preparo:
1) Coloque a água em uma panela e leve ao fogo.
2) Deixe ferver.
3) A parte, coloque o fruto do coentro bem levado em um recipiente.
4) Desligue o fogo e derrame a água fervente por cima, tampe e aguarde 15 minutos.
5) Coe e adoce com mel, se preferir. Beba sempre após as refeições.

Estudo científico



Atividade antioxidante de extratos de coentro (Coriandrum sativum L. )

Resumo

"A atividade antioxidante de diferentes extratos de coentro (Coriandrum sativum L.), isolados, associados entre si e com o BHT foi investigada. A ação antioxidante, exercida pelos extratos etéreo, etanólico e aquoso, obtidos por processo de extração seqüencial, foi avaliada através de sistema modelo b-caroteno/ácido linoléico e os compostos responsáveis por esta ação identificados. O efeito sinergista entre os extratos aquoso e etéreo foi avaliado utilizado o planejamento fatorial 2 2 . Os extratos aquoso, etéreo e etanólico exibiram 69,83%, 61,89% e 40,50%, respectivamente, de proteção contra a oxidação. Compostos fenólicos foram detectados nos dois primeiros extratos e constatada a presença de carotenóides no etéreo. Ao combinar os dois extratos, em diferentes concentrações, o percentual de inibição da oxidação foi inferior ao dos extratos isolados, demonstrando não haver sinergismo entre eles. Associações de diferentes concentrações de BHT com o extrato aquoso exibiram elevada ação antioxidante, enquanto com o extrato etéreo esta ação foi levemente superior a do extrato isolado. A habilidade dos extratos aquoso e etéreo em retardar a oxidação pode ser atribuída, respectivamente, aos seus constituintes fenólicos e carotenóides. O extrato aquoso pode ser considerado como um potencial antioxidante, cuja ação pode ser intensificada ao ser empregado juntamente com BHT..." Leia o estudo completo
Fontes: Coentro
Scielo

Obs.: Informações e orientações gerais. Para um melhor diagnóstico e plano alimentar personalizado procure um especialista em Saúde/Nutrição.

Comentários

  1. Que maravilha o coentro...Eu adoro coentro! As vezes até exagero usando em quase todos os pratos... Agora sabendo destes beneficios todos é que vou usar sem culpa. rsrs
    Obrigada por partilhar mais este maravilhoso e e proveitoso post.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Enviar um comentário