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Sementes de Chia (Salvia hispânica)

Estas sementes de forma oval com 2mm de comprimento, são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um super alimento para os incas e maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas. O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valiam mais do que o próprio ouro.

Características:

Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contem todos os aminoácidos essenciais em equilíbrio perfeito. 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.
Contem: 6 vezes mais cálcio do que o leite, 3 vezes mais ferro do que os espinafres, 15 vezes mais magnésio do que os brócolos. É também rico em magnésio, manganésio e boro (que também é fundamental para os ossos).Conteúdo de antioxidantes superior ao dos mirtilos.
100% natural, sem glúten e não OGM.

Benefícios:

As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e além disso limpam o corpo das toxinas dos intestinos.
Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.
Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne diverticulos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.
Elimina os desejos constantes de petiscar comida.
Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos.
São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofilicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.
No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

Análise nutricional resumida (por 100g):

Energia: 2471 KJ / 595 Kcal
Proteínas: 16g
Hidratos de carbono: 44g
Lípidos: 31g

Indicadas para:
Perda de peso e manutenção
Problemas da tiróide
Hipoglicémia e diabetes
Sindroma do cólon irritável
Doença celíaca
Refluxo gastro esofágico
Hipercolesterolemia
Uma receita simples: triturar polpa de manga (ou papaia) com um pouco de água, depois adicionar 2 colheres de chá de sementes de chia, xarope de agave, misturar bem e levar ao frigorífico 15 minutos. Consumir de seguida.

Fonte: Alquímia Alimentar
Cozinha da Mariana
Imagem: Freepik

Obs.: Informações e orientações gerais. Para um melhor diagnóstico e plano alimentar personalizado procure um especialista em Saúde/Nutrição.

Comentários

  1. Amiga, onde se compra estas sementinhas tão poderosa?
    Vc como sempre postando coisas diferentes e úteis para a nossa saúde...Parabéns!
    Um abraço com muito carinho
    Beijinhos
    Maria

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