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A nossa Vermelha Cereja!

Nesta altura do ano, quando se incia o verão Europeu, as cerejas são um dos frutos vermelhos mais abundante em Portugal. De um vermelho vivo, encarnado, doces, refrescantes e gulosas, sim gulosas, este é o termo usado, pois é impossível comer uma só. Não é sem razão, que por cá existe o provérbio popular “as conversas são como as cerejas, ou seja, quanto mais se tem, mais se quer, não acabam… ainda bem”. E, é verdade, quando se começa a comê-las e difícil parar. O melhor é tirá-las de perto dos olhos e das mão! rrrsss

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do  quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.
A cerejeira é uma planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.
Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no géneroPrunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, oCherry e o Marasquino.

ORIGEM
A cerejeira é uma planta originária da Ásia, foi introduzida acerca de 20 séculos na Europa

COMPOSIÇÃO
100 g contêm, em média:
Glicídios (g) ...................................................22
Proteínas (g)................................................... 1
Lipídios (g)...................................................... 0
Fibras alimentares (g)................................... 2
Vitaminas Vitamina A1 (mg)...................... 10
Vitamina B1 (mg) .........................................50
Vitamina B2 (mg)......................................... 10
Vitamina B3 (mg) ...........................................0
Vitamina C (mg) ...........................................15
Minerais Sódio (mg)..................................... 46
Potássio (mg) ..............................................324
Cálcio (mg).................................................... 40
Fósforo (mg)................................................. 30
Ferro (mg) ......................................................1
Conteúdo energético (kcal) ........................96

PROPRIEDADES E INDICAÇÃO PARA A SAÚDE
Nutricional: Uma chávena/xícara de cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20 mg de vitamina C e 500mg de potássio. Quando em conserva, estes nutrientes são reduzidos.
É alcalinizante, remineralizante e eficaz contra a arteriosclerose. É muito depurativa, diurética, anti-reumática, eleva as defesas, sedativo nervoso, laxativo, regulador gástrico.
O óleo que se extrai ao comprimir a semente foi tradicionalmente usado para o reumatismo
A vitamina A que lhe dá a cor característica torna boa para a visão.

Contra o cancro/câncer
O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.

Adelgaçantes/Emagrecedor
Devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias per capita, as cerejas desempenham um papel protagonista quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento do corpo da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.
As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo. E não só os adeptos de dietas que beneficiam ao comerem cerejas: os hipertensos e pessoas com problemas cardíacos e renais só têm a ganhar se os imitarem...

Pele saudável
Por ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas. Aliás, os próprios «pés» deste fruto são utilizados como «ingredientes» em fórmulas cosméticas anti-envelhecimento.

Fruto da juventude
Os bioflavonóides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existente na cereja funciona como uma arma contra as marcas da idade, combatendo a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa.


PRECAUÇÕES
A cereja é rica em tanino e se consumida em excesso (mais de 300g por dia) pode provocar lesões estomacais. Folhas, hastes e sementes são tóxicas e podem causar falta de ar, dilatação das pupilas e convulsões.

HIGIENIZAÇÃO DO FRUTO
Para lavar, coloque o fruto numa mistura de 1 litro de água e 1 colher de lixivia/hipoclorito de sódio. Espere 5 minutos, enxágue e seque bem antes de armazená-lo. Assim você diminuirá o risco de contaminação por bactérias.

Fonte: Plantas Medicinais
Sapo Mulher
Obs.: Informações e orientações gerais. Ante de qualquer tratamento e para um melhor diagnóstico procure um profissional de saúde.