Avançar para o conteúdo principal

Projecto Saúde para Todos

No passado dia 09 de Setembro (sexta-feira) fiquei a conhecer o projecto do Centro de Bem Estar Social de Marinhais, uma freguesia do Concelho de Salvaterra de Magos-Santarém-Portugal.
Um projecto voltado para a Saúde Comunitária e de intervenção no Concelho de Salvaterra de Magos. Composto por uma Equipa Técnica que envolve Assistente Social, Nutricionista, Psicóloga, Socióloga, Enfermeira e Animadora Social o projecto tem como objectivo prevenir e tratar a Obesidade e o Diabetes no Concelho de Salvaterra de Magos-Portugal.
Segue descrição sumária do projecto
Avaliação, Rastreio e Intervenção Inicial: A avaliação e o rastreio iniciais, assim como todas as actividades subsequentes, deverão acontecer em momentos temporais/ espaciais diferenciados por grupos de intervenção:
 - Idosos institucionalizados (em regime de internato, diurno e domiciliário). 
 - Crianças e jovens que frequentem estabelecimentos de ensino (desde creches a escolas secundárias). - Utentes do Rendimento Social de Inserção que serão encaminhados pela equipa de acompanhamento dos mesmos, já em funcionamento no Centro Social de Bem-Estar.
 - População em geral (não contemplada nos grupos anteriormente referidos), no Centro de Saúde e respectivas extensões e se necessário Juntas de Freguesia. 
Metodologia - Pretende-se utilizar no caso da Obesidade, o Índice de Massa Corporal (kg/m²) para classificar o peso (devidamente percentilado se em idade pediátrica) e também o Perímetro abdominal como indicador do risco de comorbilidades.
- No que respeita à Diabetes, pretende-se não só avaliar especificamente o risco da Diabetes tipo 2, utilizando para isso a Ficha de Avaliação de Risco de Diabetes tipo 2 constante do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes tipo 2, como também utilizar a glicemia ocasional ou em jejum (conforme for mais adequado) para sinalizar possíveis novos casos. 
Conheça e divulgue este projecto que muito contribui para a melhoria da saúde da população portuguesa.