Avançar para o conteúdo principal

"Do Campo à Mesa"

Esta publicação é uma brochura sobre alimentação segura para os consumidores europeus. Segue resumo  e índice do conteúdo:
"A segurança dos alimentos é uma das prioridades máximas na Europa. A regulamentação da União Europeia neste domínio, já por si exigente, tem sido reforçada desde 2000, a fim de garantir o máximo grau de segurança possível na alimentação dos europeus. A nova abordagem é mais integrada. A rastreabilidade dos alimentos é assegurada desde a exploração agrícola até à mesa do consumidor. As autoridades da União avaliam os riscos atentamente e procuram obter o melhor aconselhamento científico antes de proibirem ou autorizarem qualquer produto, ingrediente, aditivo ou OGM. Este procedimento abrange todos os géneros alimentícios destinados à alimentação humana e todos os alimentos para animais, provenientes da UE ou do exterior. 
Mas segurança não é sinónimo de uniformidade e a União Europeia promove a diversidade, aliada à qualidade. A legislação europeia protege os géneros alimentícios tradicionais e os produtos provenientes de regiões específicas, garantindo que os consumidores os possam distinguir das imitações. Por outro lado, a União Europeia incentiva cada vez mais os seus agricultores a privilegiar a qualidade, não só dos alimentos mas também do meio rural.
 A União Europeia respeita igualmente o direito dos consumidores a uma escolha esclarecida. Para a tornar possível, incentiva o debate público, impõe uma rotulagem informativa e publica os pareceres científicos que lhe são fornecidos, de modo a que os consumidores possam ter confiança na segurança da sua alimentação."
Indíce
A estratégia: do campo à mesa 
Garantir a segurança dos alimentos: um conjunto de normas abrangentes 
Avaliação dos riscos: provas científicas sólidas ao serviço de políticas avançadas
Garantir a segurança dos consumidores: aplicação da legislação e controlo do seu cumprimento
Informar os consumidores: a rotulagem como fator de segurança 
A segurança dos alimentos começa na exploração agrícola 
Segurança dos alimentos importados do resto do mundo 
Para além da segurança: a qualidade e a diversidade 
Uma base segura para a diversidade e a excelência
Download  do material aqui