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Uma Frutinha Poderosa Chamada Goji


Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. 
Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

 Informação Nutricional

Um pequena síntese do seu valor nutritivo: 

Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. 
Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
Contém grande teor de proteínas.
Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos).
O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida. Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. 
Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. 
Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. 


Análise nutricional (por 100g):

Calorias: 1487 KJ / 360 kcal
Proteínas: 12.20 g
Hidratos de carbono: 57.82 g
Lípidos: 7.14 g
Fibras: 7.79 g
Cálcio : 112 mg (14% da DDR)     
Ferro: 9 mg  (64.3% da DDR)        
Fósforo: 203 mg  (29% da DDR)   
Zinco: 2 mg

Selénio: 50 mcg 
Potássio: 1.132 mg
Vitamina B2: 1,3 mg

Benefícios das Bagas Goji

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade 
Promove a energia e bem-estar em geral 
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas. 
Combate a artrite.
Baixa o colesterol.
Equilibra os níveis de pressão do sangue.
Ajuda no processo digestivo e na perda de peso.
Melhora os níveis de insulina nos diabéticos.
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição.
Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins.
Fortalece os ossos e os tendões.
Mantém um sistema nervoso saudável.
Protege a pele dos danos causados pelo sol.
Aumenta a líbido e o desempenho sexual.
Promove a fertilidade.
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar

Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Fonte: Equilíbrio e Energia

Obs.: Informações e orientações gerais. Para um melhor diagnóstico e plano alimentar personalizado procure um especialista em Saúde/Nutrição.