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Uma Frutinha Poderosa Chamada Goji


Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. 
Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

 Informação Nutricional

Um pequena síntese do seu valor nutritivo: 

Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. 
Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
Contém grande teor de proteínas.
Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos).
O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida. Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. 
Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. 
Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. 


Análise nutricional (por 100g):

Calorias: 1487 KJ / 360 kcal
Proteínas: 12.20 g
Hidratos de carbono: 57.82 g
Lípidos: 7.14 g
Fibras: 7.79 g
Cálcio : 112 mg (14% da DDR)     
Ferro: 9 mg  (64.3% da DDR)        
Fósforo: 203 mg  (29% da DDR)   
Zinco: 2 mg

Selénio: 50 mcg 
Potássio: 1.132 mg
Vitamina B2: 1,3 mg

Benefícios das Bagas Goji

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade 
Promove a energia e bem-estar em geral 
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas. 
Combate a artrite.
Baixa o colesterol.
Equilibra os níveis de pressão do sangue.
Ajuda no processo digestivo e na perda de peso.
Melhora os níveis de insulina nos diabéticos.
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição.
Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins.
Fortalece os ossos e os tendões.
Mantém um sistema nervoso saudável.
Protege a pele dos danos causados pelo sol.
Aumenta a líbido e o desempenho sexual.
Promove a fertilidade.
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar

Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Fonte: Equilíbrio e Energia

Obs.: Informações e orientações gerais. Para um melhor diagnóstico e plano alimentar personalizado procure um especialista em Saúde/Nutrição.

Comentários

  1. AMIGA, ESTA FRUTINHA É MESMO PODEROSA HEIN...RSRS TENHO VISTO NO PINGO DOCE, E TB TENHO VISTO VÁRIAS RECEITAS NA BOGSFERA FEITA COM BAGA DE GOJI. SÓ NÃO SABIA QUE ESTA DANADINHA PODESSE SER TÃO PODEROSA...VOU CRIAR UMA RECEITA USANDO ESTA ESTA DANADINHA. RSRS OBRIGADA POR PARTILHAR!
    BOM E ABENÇOADO DOMINGO
    Bjs
    Maria

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