Avançar para o conteúdo principal

Hidratação em Seniores

No período de inverno se observa um número maior de casos de desidratação, principalmente, na população idosa resultando na hospitalização de numerosos pacientes, muitas vezes com resultados fatais. Muitos idosos, pela falta do estimulo da sede, não sentem a necessidade de beber água, resumindo a sua ingestão hídrica, no inverno, aos líquidos quentes como chás, infusões ou outras bebidas e preparações líquidas ou semi-líquidas (sopas, caldos, etc.)
A Revisão Temática "Especificidade da Hidartação em Seniores: Causas e Consequências"  do Instituto Hidratação e Saúde de Portugal  aborda o tema da Desidratação em Idosos e Sugere práticas para induzir os idosos a beberem mais.
Segue resumo da Revisão Temática.
"A água é essencial para a vida e uma boa hidratação é importante para o organismo funcionar eficientemente. Os idosos têm uma necessidade de ingestão de líquidos semelhante à dos jovens adultos. Todavia, existem várias mudanças fisiológicas na sequência do processo de envelhecimento que podem afectar o equilíbrio hídrico nesta população, colocando os idosos em risco de desidratação..."
Download da Revisão completa
Fonte: Instituto Hidratação e Saúde de Portugal 

Comentários