Avançar para o conteúdo principal

O que é a Doença de Alzheimer?

Hoje, dia 21 de Setembro, se comemora o "Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, então para um melhor conhecimento acerca desta doença segue o texto abaixo.
O que é a Doença de Alzheimer? 
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).
Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária. 
A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa 
Em termos neuropatológicos, a Doença de Alzheimer caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar. O aparecimento de tranças fibrilhares e placas senis impossibilitam a comunicação entre as células nervosas, o que provoca alterações ao nível do funcionamento global da pessoa. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento. Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.
Saiba mais em Alzheimer Portugal
Dentro do cérebro: Uma viagem interativa

A Viagem ao Cérebro explica o funcionamento do cérebro e como a doença de Alzheimer o afeta.

INICIAR A VIAGEM CLICANDO AQUI