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Alimentos termogênicos, uma ajuda para a perda de peso

Algumas pessoas, quando pensam em iniciar uma dieta, sofrem por antecedência por pensarem que irão passar fome, pois além de comer menos, passam diversas horas sem se alimentar, na esperança de que seu organismo sem receber energia vá utilizar todo o estoque armazenado e assim, emagrecer. Grande engano. O corpo, ao perceber que não está recebendo “combustível”, passa a economizar a energia estocada desacelerando o metabolismo.
Dessa forma, ao fazer dieta o melhor e não passar tanto tempo sem comer e beber muita, mas muita água, pois a água é um veículo e um meio onde ocorrem as reações enzimáticas para nosso organismo funcionar. Mais água, mais reações facilitadas, maior gasto calórico. O indicado é beber de 1 a 2,5 litros a depender do seu peso e altura. Aliar a hidratação, a prática de exercícios físicos regulares e a ingestão de alimentos no máximo a cada 3 horas, como frutas, por exemplo, e o mais recomendado para a perda de peso saudável.
O pequeno-almoço/café da manhã é a principal refeição ativadora do metabolismo e não deve ser desprezado. Não pular refeições, não eliminar os carboidratos, proteínas e nem mesmo as gorduras, e sim ajustar a quantidade desses nutrientes de acordo com suas necessidades é o mais recomendado. Para isso procure ajuda de um profissional especialista em nutrição. 
Algumas reações enzimáticas podem ter seu ritmo aumentado com a ingestão de alguns alimentos termogênicos. A ativação ocorre entre 30 a 40 min após a ingestão. Ela aumentam a circulação nos vasos sanguíneos periféricos, isto é, aumentam a velocidade das reações químicas (metabolismo) e a temperatura corporal. 

Abaixo alguns alimentos com propriedades termogênicas:

Gengibre: Potente ativador do metabolismo, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%, aumentando assim, a queima de calorias. Substâncias termogênicas: gingerol e sogaol. Utilizar em saladas, molhos e em chás. Se acrescentar cravo e canela, fica mais eficiente. 

Canela: Cujo nome da substância ativadora é aldeído cinâmico.

Pimenta vermelha: O agente termogênico é a capsaicina. Utilizar 1 pimenta dividida ao meio e acrescente à receita.

Mostarda: O ativador é a sinegrina. Utilizar 2 colheres de sopa, dividida em duas vezes no dia.

Chá verde e branco: As substâncias termogênicas e antioxidantes são as catequinas e polifenóis. 
Outros alimentos que , provavelmente, sejam ativadores, embora ainda não haja estudos conclusivos : alho, hortelã, salsa, alecrim, cebolinha, coentro, cogumelos, chocolate, café, morango, mariscos.

Receita de Molho de Gengibre Light 

Ingredientes: 50 g de gengibre 125 g de margarina livre de gorduras trans 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) 100 g creme de leite light 1 cebola grande 1 gema Sal Pimenta
Modo de fazer: Descasque e rale o gengibre. Pique a cebola em pedaços bem miúdos. Refogue-os na margarina, em fogo médio e depois baixo por aproximadamente 10 minutos. Junte a gema, o sal pimenta e mexa bastante. Deixe em lume brando por 5 minutos. Por último, acrescente o creme de leite light. Acompanha frango, lombo, camarão e legumes cozidos.
Fonte: www.saudecomciencia.com

Obs.: Recomendações gerais. Para um plano alimentar e orientações nutricionais personalizadas procure um especialista em Nutrição.

Comentários

  1. Olá,

    Devemos beber entre 1 a 2,5 litros de água em função do peso e altura.
    Mas qual é a função?

    Por exemplo um indivíduo do sexo masculino com 1,84m e 120Kg de peso qual a quantidade de água que deve beber?

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  2. Olá Rui!
    Tentei entrar no teu site para deixar a resposta a tua pergunta, mas deixo-a a aqui. Espero que a veja.
    Para calcular sua necessidade diária de água, multiplique seu peso corporal por 30 ml.
    Ex: Um homem de 70 kg deve tomar 2,1 litros de água/dia, ou seja, 10 copos (200ml) distribuídos ao longo do dia -- 1 copo à cada uma hora. Esse intervalo deve ser respeitado para que a água exerça sua função de hidratar o organismo, transportar nutrientes, eliminar o "lixo orgânico" e manter as mucosas úmidas. Se você tem o hábito de tomar chás, contabilize e inclua a quantidade ingerida na sua recomendação diária de água.
    Siga as recomendações prescritas para você. Água é importante mas na dose certa e em intervalos que permitam que ela exerça suas funções.
    Referências bibliográficas
    1. AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION; DIETITIANS OF CANADA; AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE - Position of American Dietetic Association, Dietitians of Canada and American College of Sports Medicine: Nutrition and athletic performance. J. Am. Diet. Assoc. v 100, n.12, p. 1543-1556, 2001.
    2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE - Diretriz sobre Modificações Dietéticas, Reposição Hídrica, Suplementos Alimentares e Drogas. Comprovação de Ação Ergogênica e Potenciais Riscos para a Saúde. Disponível em: www.gssi.com.br/publicacoes/Artigo/pdf/Artigos_Diretriz_da_SBME.pdf
    3. BERNING, Jacqueline - Mantenha o Motor Funcionando: Combustível antes e depois das Competições. In: Gatorade Sports Science Institute. Disponível em: www.gssi.com.br. Acessado em 17/08/03.
    4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SVS. - Portaria SVS/MS nº 222. 24 de Março de 1998.','2004-08-22','O hábito de tomar grandes quantidades de água de uma só vez, leva à rápida eliminação pela urina. Veja como garantir a correta hidratação do seu corpo nas diversas situações...'
    Ficas bem e com Deus sempre

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    Respostas
    1. Olá, Sil Metelo

      Votos de boa saúde.

      Agradeço a resposta.

      Era mesmo essa fórmula que procurava :

      Peso x 30ml.

      O meu site é fechado, por motivos de segurança.

      Um abraço.

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