Avançar para o conteúdo principal

O “Prato da Alimentação Saudável” (Healthy Eating Plate)



O "Prato da Alimentação Saudável" é um guia visual elaborado para orientar melhor a escolha dos alimentos pelos americanos, conhecidos pela dieta rica em gordura e alto grau de sobrepeso e obesidade entre adultos e crianças.
O estudo é dos especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que incluem as frutas e os vegetais com os grãos integrais. As seções da Prato Alimentação Saudável incluem: Legumes: Coma uma variedade abundante, quanto mais melhor. Consumo limitado de batatas é recomendado pois é rica em amido simples que é rapidamente digeridos, provocando o efeito montanha-russa no açúcar do sangue assim como os grãos refinados e doces. No curto prazo, esses picos de açúcar no sangue e insulina levam à fome e comer demais, e no longo prazo, promovem ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas. 
Frutas: Escolha frutas de cores variadas (um arco-íris de frutas) todos os dias.
Cereais integrais: Escolha cereais integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem como o açúcar no corpo. 
Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2. 
Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou nozes, que contêm nutrientes saudáveis. Limite de carnes vermelhas e evite carnes processadas, porque comer até mesmo pequenas quantidades destes de uma forma freqüente aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, câncer de cólon, e ganho de peso. Óleos saudáveis:
Use o azeite de oliva (extra-virgem) ou de outros óleos vegetais na culinária, em saladas, e à mesa, porque estas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são bons para o coração. Limite a manteiga de leite e evite a gordura trans. 
Água: Beba água(bastante) , chá ou café (com pouco açúcar ou não). Leite e laticínios limite (1-2 porções por dia), sumo (1 copo pequeno por dia),  e evitar bebidas açucaradas. 
Os tamanhos das seções sugerem aproximada proporções relativas de cada um dos grupos de alimentos a incluir em um prato saudável. Eles não são baseadas em montantes específicos de calorias, e eles não são destinadas a prescrever um certo número de calorias ou porções por dia, porque esses números variam de pessoa para pessoa. 
O objetivo do Prato da Alimentação Saudável é ilustrar uma forma de montar uma refeição saudável que se enquadra dentro das diretrizes do Healthy Eating Pyramid , que foi criado por especialistas em nutrição em HSPH em 2001 e atualizado em 2008. 
 Adaptação de Harvard University 
O Prato da Alimentação Saudável desenvolvido pelos pesquisadores da Escola de Saúde de Pública de Harvard não é nada mais do que uma adaptação da Roda dos Alimentos Portuguesa, que já existe desde 1972. Confira na imagem

Comentários

  1. Olá, Sil Metelo

    Bom artigo este, "O Prato de Alimentação Saudável". Apreciei principalmente a dica do consumo moderado de batatas, até porque as batatas do produtor português da colheita do ano de 2012, que estava a adquirir já acabaram.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rui

    Obrigada pelas tuas visitas e comentários. Gostava de poder entrar no teu blog e conhecer melhor o teu trabalho e deixar comentários lá, porém nunca consigo. Então acabo por deixar as respostas sempre no Nutrição Global.
    Abraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário