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O “Prato da Alimentação Saudável” (Healthy Eating Plate)



O "Prato da Alimentação Saudável" é um guia visual elaborado para orientar melhor a escolha dos alimentos pelos americanos, conhecidos pela dieta rica em gordura e alto grau de sobrepeso e obesidade entre adultos e crianças.
O estudo é dos especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que incluem as frutas e os vegetais com os grãos integrais. As seções da Prato Alimentação Saudável incluem: Legumes: Coma uma variedade abundante, quanto mais melhor. Consumo limitado de batatas é recomendado pois é rica em amido simples que é rapidamente digeridos, provocando o efeito montanha-russa no açúcar do sangue assim como os grãos refinados e doces. No curto prazo, esses picos de açúcar no sangue e insulina levam à fome e comer demais, e no longo prazo, promovem ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas. 
Frutas: Escolha frutas de cores variadas (um arco-íris de frutas) todos os dias.
Cereais integrais: Escolha cereais integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem como o açúcar no corpo. 
Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2. 
Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou nozes, que contêm nutrientes saudáveis. Limite de carnes vermelhas e evite carnes processadas, porque comer até mesmo pequenas quantidades destes de uma forma freqüente aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, câncer de cólon, e ganho de peso. Óleos saudáveis:
Use o azeite de oliva (extra-virgem) ou de outros óleos vegetais na culinária, em saladas, e à mesa, porque estas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são bons para o coração. Limite a manteiga de leite e evite a gordura trans. 
Água: Beba água(bastante) , chá ou café (com pouco açúcar ou não). Leite e laticínios limite (1-2 porções por dia), sumo (1 copo pequeno por dia),  e evitar bebidas açucaradas. 
Os tamanhos das seções sugerem aproximada proporções relativas de cada um dos grupos de alimentos a incluir em um prato saudável. Eles não são baseadas em montantes específicos de calorias, e eles não são destinadas a prescrever um certo número de calorias ou porções por dia, porque esses números variam de pessoa para pessoa. 
O objetivo do Prato da Alimentação Saudável é ilustrar uma forma de montar uma refeição saudável que se enquadra dentro das diretrizes do Healthy Eating Pyramid , que foi criado por especialistas em nutrição em HSPH em 2001 e atualizado em 2008. 
 Adaptação de Harvard University 
O Prato da Alimentação Saudável desenvolvido pelos pesquisadores da Escola de Saúde de Pública de Harvard não é nada mais do que uma adaptação da Roda dos Alimentos Portuguesa, que já existe desde 1972. Confira na imagem