Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação 2013

Sistemas alimentares sustentáveis ​​para a Segurança Alimentar e Nutricional
O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação, anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dá ênfase ao dia 16 de Outubro e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome. 
Hoje, quase 870 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente subnutridas. 
Modelos insustentáveis ​​de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade que será necessário para o nosso futuro fornecimento de alimentos. Um sistema de alimentação é composto pelo meio ambiente, as pessoas, as instituições e os processos pelos quais os produtos agrícolas são produzidos, processados ​​e levados à consumidores. Cada aspecto do sistema de alimentação tem um efeito sobre a disponibilidade final e acessibilidade de diversos alimentos nutritivos - e, portanto, na capacidade de escolha dos consumidores. 
Além disso, as políticas e intervenções sobre os sistemas alimentares raramente são concebidos com a nutrição como seu principal objetivo. Combater a desnutrição requer uma ação integrada e intervenções complementares na agricultura, no sistema alimentar, na gestão dos recursos naturais, na saúde pública, na educação e na política dos mais amplos domínios. 
Qual seria um sistema alimentar sustentável? É possível ir daqui até lá? O que precisa mudar para nos mover nessa direção? 
O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras perguntas, e ajudar a trazer o futuro que queremos.
* Sobre o projeto 2013 - Artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) usou cores vivas e formas orgânicas para expressar a reconciliação dos seres humanos com a natureza, as noções que ecoam o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano. Imagem cortesia da Fundação Hundertwasser.
Maiores informações na página da FAO