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Sopa com Quinoa

O que está a pensar em preparar para o jantar de hoje?
Que tal uma sopa de legumes com quinoa?
A Quinoa é o cereal mais rico em proteínas.
Tem um sabor suave a noz e uma textura fofa, leve e macia, semelhante à do cuscuz. A cor varia do amarelo pálido ao preto, vermelho e castanho. Conhecida, também, como arroz dos incas, um cognome que se refere à sua origem sul-americana e cinco mil anos de existência. Disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal, esta é uma semente da qual se conhecem mais de oito mil variedades. 
Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, «pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro». 
Super cereal A quinoa oferece cerca de 18 por cento de proteína, um valor superior ao de outros cereais, algumas variedades chegam a conter mais de 20 por cento.
Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro do da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo. É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten. 
Como preparar
A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço, em substituição dos cereais habituais, ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas, saladas, acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou sobremesas. Antes de a confecionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo de resina natural (saponina) que permaneça. Não se surpreenda se fizer espuma ao enxaguar. Antes de cozinhar, o ideal é torrar as sementes numa frigideira seca, durante cinco minutos – torná-las-á mais saborosas. Depois, é só confecionar.
Receita - Sopa de legumes com quinoa
 Ingredientes 2 dentes de alho picados 1 cebola média, picada 3 tomates sem pele, picados 2 courgettes picadas 1 batata-doce média, picada 1/2 maço de espinafre picado 1/2 chávena de quinoa em grãos Salsa picada a gosto 1 colher (sopa) de azeite.
 Preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. Em seguida, acrescente os legumes. Junte a água e o sal, espere ferver e acrescente a quinoa. Cozinhe até os todos ingredientes ficarem macios, coloque a verdura e deixe cozinhas por mais 3 minutos. Sirva polvilhada com a salsa. 
Bom apetite!! 
Via Sapo Saúde e Show de receitas

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