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Beringela: poucas calorias e muitos nutrientes

A beringela é um fruto originário da região da Índia. Adapta-se facilmente em regiões de clima tropical. Possui um formato arredondado (meio oval) com casca fina na cor preta. Na parte interna é branca com várias pequenas sementes.
É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno. Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. 
É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias.
Estudos recentes apontam que a beringela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol. Possui também propriedades laxantes e digestivas. 
É muito utilizada na culinária (frita, cozida, grelhada e em saladas).
A beringela é uma importante fonte de proteínas.
Receita
Beringela ao Forno
1 porção = (80g)
número de porções = 25.0 
Valor nutricional e calórico por porção calorias = 61 kcal carboidratos = 5.89 g proteínas = 1.09 g lipídios = 4.30 g Ingredientes:
- 4 beringelas grandes cortadas em tirinhas (pode ser com casca)
- 3 tomates sem pele e sem semente picados
- 2 cebolas grandes em fatias
- 100 g de azeitona verde sem caroço ou picada
 - 1 chávena (chá) de azeite
 - 1/3 chávena (chá) de vinagre branco ou de vinagre de álcool 
- oregãos
- pimenta branca
- salsa picada
- alecrim, sálvia, estragão (opcional)
- 1 pimento picado
 - sal a gosto
 - sumo de 1/2 limão 
Preparo: 
Deixe as tirinhas de beringela de molho na água com o sumo de limão e sal. Enquanto isso, prepare um tipo de vinagrete com o restante dos ingredientes, menos o azeite. Arrume a beringela e o vinagrete em uma assadeira ou refratário, intercalando pelo menos duas camadas de cada. Depois de tudo arrumado, regue com o azeite por igual. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Depois de aproximadamente 20 minutos, tire o papel alumínio e deixe mais uns 15 minutos ou até ver que a beringela tomou uma cor mais escura. 
Dica: Pode servir quente, como acompanhamento para pratos sem molho ou deixe arrefecer e coloque no frigorífico/geladeira. É ótimo para acompanhar saladas ou comer com pão ou torradas.
Fonte: Sua pesquisa
Via maisequilibrio