Avançar para o conteúdo principal

Com comprar e conservar os brócolos

Os Brócolos (Brócolis) são hortaliças de pouca caloria, rica em vitaminas A e C, fontes de fósforo, ferro, cálcio e fibras.. São bons para dieta e devem estar presentes na nossa alimentação, mas como comprar e conservar os brócolos?
Compra: os brócolos devem estar com uma cor verde escura, sem manchas castanhas, seus botões devem ser juntos e firmes. Quando apresentam um coloração amarela ou branca indicam que não estão frescos e podem se deteriorarem rapidamente.
Conservação
No frigorífico (geladeira): como os brócolos são muito frágeis possuem pouca durabilidade, em condições ambiente eles devem ser consumidos no dia da compra. no frigorífico podem se mantidos por mais ou menos 4 dias em um saco próprio (com pequenos furos).
Congelamento: Limpe e retire as folhas e talos mais grossos dos brócolos, corte os boques e deixe de molho em água com limão por 30 minutos, retire e coloque em água fervente por 2 minutos, em seguida deixe arrefecer numa vasilha (alguidar ou bacia) com água e gelo. Depois de frio seque bem, coloque em sacos de congelar, retire todo o ar, sele e leve para o congelador. Os brócolos podem ser armazenados no congelador por até 10 meses.

Os brócolos cozidos não se conservam muito bem, mas caso queira guardá-los depois de cozidos aconselha-se coze-los em vapor até ficarem macios e guarda em saco plástico próprio.
Dicas: - Para obter um cozimento uniforme de talos e flores, faça um x no fim do talo antes de cozer.
- Não descarte os talos, eles são ricos em nutrientes e podem ser usados também em preparações de sopa, caldo, saladas cozidas.
- Suas folhagens cortadas bem fina substituem a couve.
- Faça a opção de cozer a vapor (não só os brócolos, mas outras hortaliças, também), assim se preservam todos os nutrientes.

Fonte: Receita de minuto

Comentários