Avançar para o conteúdo principal

Em tempo frio, refeições quentes

Estamos a passar um Inverno Europeu bem mais rigoroso este ano e em função do frio o nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, geralmente, para compensar este gasto e comum aumentarmos a ingestão de alimentos, principalmente os mais calóricos, tipo chocolate e outros doces, gorduras e bebidas alcoólicas.
A ingestão indiscriminada destes alimentos podem levar ao aumento de peso e outras complicações para a saúde. O aumento do apetite é algo natural no Inverno, mas não devemos exagerar e sim manter a moderação e o equilíbrio nas nossas refeições.   
Em primeiro lugar deve-se manter o corpo hidratado. É normal as pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesta estação do ano, o que não é recomendável. Existindo uma maior necessidade de calor, o corpo precisa, também de água, no mínimo 1,5 a 2 litros, dependendo do organismo de cada um. Caso não se consiga beber água em temperatura natural, esta pode ser levemente aquecida.
As sopas devem fazer parte das refeições diárias. Os chás são sempre bem vindos e podem ser tomados sempre. Legumes, frutas e saladas são essenciais no Inverno apesar de alguns tipos de saladas (as cruas, por exemplo, com alface, tomate, etc) serem associadas ao Verão. 
No Inverno o nosso corpo busca preservar as reservas de gordura, porque atua como um isolante térmico, as reservas de glicogénio (armazenamento de hidrato de carbono nos músculos e tecidos) esgotam-se mais rapidamente e a necessidade de comer é mais constante, por isso não estranhe muito se seu apetite aumentar com o frio.     
Segue algumas receitas nutritivas para enfrentar as baixas temperaturas, facilitar a digestão, prevenir e combater constipações e gripes.
Bebida energizante com hortelã e gengibre 
Pode servir-se quente ou fria.
O importante e não beber à hora de dormir
Ingredientes:
500g de gengibre
1 litro de água
1 limão + sumo de 1 limão
2 colheres de chá de hortelã picada
2 colheres chá de pimenta-de-caiena
40g de pólen de abelha (opcional)
Mel q.b. para adoçar.
Preparo: Descasque o gengibre e corte-o em pedaços pequenos. coloque metade num tacho com o limão cortado e a água. Deixe ferver lentamente para retirar o máximo do sabor do gengibre. Retire do lume e deixe arrefecer.
Triture a outra metade do gengibre até fazer uma massa. Num copo misturador (liquidificador), junte a massa do gengibre, a hortelã, o mel, o sumo do limão e a pimenta. Bata bem. Junte a água de gengibre morna a esta massa. Acrescente o pólen (opcional). Bata lentamente e se necessário acrescente mais mel para adoçar ou mais água para não ficar tão forte. Pode servir frio como uma bebida energizante ou quente, como um chá, ideal para gargantas inflamadas ou para combater indigestão.

Salada de alface com peito de frango e laranja
Rico em vitamina C, o sésamo e as nozes dão-lhe um sabor único.
Ingredientes:
1 pepino
1 molho alface média
2 peitos de frango pequenos
3 laranjas
1 ramo de salsa
3 colheres de sumo de limão
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Azeite
Um punhado de sementes de sésamo
Um punhado de nozes
Preparo: Coza os peitos de frango. Deixe arrefecer, retire a pele e corte às fatias. Numa recipiente grande junte a alface lavada e cortada aos bocados, os gomos da laranja, os peitos de frango e o pepino às rodelas. Polvilhe com a salsa, as nozes e as sementes de sésamo. Tempere com um fio de azeite, o vinagre balsâmico e o sumo de limão. Sirva à temperatura ambiente.

Sopa de lentilhas vermelhas com cenoura, gengibre e coentros
Uma sopa com mais energia para enfrentar o Inverno.
Ideal para aquecer o organismo e para quem sofre de sinusite
Ingredientes:
Um bocado de gengibre
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
3 cebolas cortadas
3 cenouras em tiras
1 chavéna de lentilhas vermelhas
4 chavénas de caldo de galinha ou de carne 
Natas para decorar (opcional)
1/4 de chávena de coentros picados
sumo de 1/2 limão
Preparo: Descasque o gengibre e corte algumas tiras para decorar. Reserve. Pique o restante do gengibre. Aqueça o azeite na panela e junte o gengibre picado, o alho e as cebolas. Mexa durante um minuto até sentir o cheiro a gengibre. Junte as cenouras, as lentilhas, o caldo de galinha ou de carne e tempere com sal e pimenta à gosto. Deixe ferver por 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozidas. Junte o sumo de limão e os coentros, prove e rectifique o tempero se necessário. Sirva decorado com o gengibre fresco, os coentros e as natas.
Use a sua criatividade na cozinha e faça substituições ou acrescente outros ingredientes (tipo substituir o alface da salada por agriões, acrescentar cenoura ralada, tomates secos, abacate, etc)
Cuide-se bem e tenham uma boa passagem pelo Inverno deste ano!
Beijinhos nutritivos
Fonte: Revista Vida Lusitania

Comentários