Avançar para o conteúdo principal

O que é Eritema Nodoso?

Resolvi fazer essa matéria a respeito do Eritema nodoso, pois há uns dias uma amiga minha foi acometida por dores e aparecimento de nódulos nos seus membros inferiores. Ao ir ao médico esse revelou tratar-se de Eritema nodoso, então receitou-lhe analgésico,antiflamatório, pois sem saber o real motivo do surgimento desse processo inflamatório no corpo dela os médico não definiram um diagnostico mais preciso, coisa que só é possível com análises e exames mais específicos.
Eritema nodoso - É um processo inflamatório que acomete os septos que ficam entre os lóbulos da gordura subcutânea. Esta condição pode ser caracterizada clinicamente devido ao surgimento de nódulos inflamatórios simetricamente distribuídos pelos membros inferiores.
Considera-se que o eritema nodoso é uma espécie de resposta imunológica. Com isto uma série de antígenos vem sendo aplicado. Pode servir como indicador de enfermidades como sarcoidose, linfoma e tuberculose. O diagnóstico é basicamente alcançado através de um estudo histopatológico e de biópsias.
As causas mais frequentes precisam ser estudadas, assim com o tratamento mais adequado para cada situação. Medidas podem ser tomadas com o sentido de aliviar os sintomas provocados pelo processo inflamatório. A forma idiopática da doença costuma ser tratada com anti-inflamatórios. Os corticoides não costumam ser recomendados devido à característica benigna da enfermidade em questão e devido à possibilidade de disseminação quando da etiologia infecciosa.
Acomete tanto homens quanto mulheres, mais frequentemente na faixa etária entre os 15 e 30 anos de idade. O eritema nodoso é geralmente associado à tuberculose quando atinge crianças pequenas, assim como a outras infecções do tipo estreptocócicas. Em pessoas idosas a condição é considerada rara.
Saiba mais em saúdemedicina
A conduta terapêutica requer a investigação das causas mais frequentes e o seu tratamento específico, além da adoção de medidas paliativas que atenuem os sintomas decorrentes do processo inflamatório. A alimentação só poderá causar eritema nodoso se se tratar de um processo alérgico (alergia alimentar).
É bom evitar os alimentos que provocam incómodo fisiológico no organismo; como frutos do mar, carne de porco,comidas muito gordurosas ou condimentadas.
Pode se aliviar os sintomas, também, com tratamento fitoterápico (analgésicos e antiflamatórios naturais).
mais sobre Eritemesa nodoso

Comentários