Avançar para o conteúdo principal

Receita - Caldos de carne e legumes caseiro

São várias as receitas que integram na sua confecção caldos de legumes, carne, peixe ou frango. Os caldos concentrados industrializados são, de fato, a solução mais rápida e diluem-se facilmente com água quente, mas o teor de sódio e gordura é, geralmente, muito elevado. Em alternativa, porque não preparar um caldo caseiro? Para tal, siga as receitas e desta forma estará a reduzir a quantidade de sal e gordura utilizado em seus cozinhados. 

Caldo de carne caseiro
Ingredientes: 
500g Carne (músculo ou pedaços misturados) 
1 cenoura picada
1 Alho francês (poró)
1 Cebola picada
3 a 4 Folhas de louro
Ervas aromáticas
Água filtrada
Preparo:
Em um tacho deitei um fio de azeite, doure a carne dos dois lados. Tapa e  deixe que ela termine de cozinhar com o próprio vapor. Depois de cozida, acrescente os legumes e as ervas. Refogue a mistura até que os ingredientes estejam macios. Depois, acrescente água e deixe cozinhar em lume baixo por mais um tempo. Após o cozimento, coe o caldo com uma peneira, pressionando os ingredientes para que saia toda a água. Deixe o caldo descansar e, com uma colher, retire a camada superficial de gordura que se formou, a fim de deixá-lo mais saudável. Conserve em frigorífico. Os ingredientes sólidos podem ser aproveitados para uma sopa.

Caldo de legumes caseiro
Ingredientes 
Água
2 cebolas 
1 alho-francês (poró)
1 salsão
1 cenoura grande
1 maço de salsa 
2 cravos
1 folha de louro
Especiarias e ervas aromáticas de sua preferência
Preparo
Descasque as cebolas e espete 1 cravo em cada uma. Pique os demais ingredientes em pedaços. Coloque-os em um tacho, cubra com água e leve para cozer. Assim que levantar fervura, abaixe o lume e coza por mais 45 minutos. Caso se forme espuma ou película sobre o caldo, remova com o auxílio de uma espumadeira. Coe e conserve o caldo em frigorífico.
Imagens: Freepik
Bons cozinhados.
Beijinhos nutritivos

Comentários