Avançar para o conteúdo principal

Pitaya ou fruta do dragão

Você já provou pitaya ou pitaia?
Esta fruta exótica é nativa do México é também conhecida como fruta do dragão, ótima para perda de peso, pois possui um baixo nível de calorias. 
Existem várias formas de se consumir esta fruta, comer a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.
Infelizmente seu custo é alto e pouco encontrado nos mercados. A pitaia tem sido relatada como uma ótima fonte de betacaroteno (1,4ug/100g), licopeno(3,4ug/100g) e vitamina E(0,26 ug/100g). 
A semente desta fruta contém 50% de ácidos graxos essenciais, ou seja, 48% de ácido linoléico (ômega-6) e 1,5% de ácido linolênico (ômega 3). 
A fruta do dragão é rica em vitaminas, fósforo e oligossacarídeos que auxiliam o processo digestivo e previne o cancro/câncer de cólon e diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. 
As sementes têm efeito laxante. 
Os oligossacarídeos (hidratos de carbonos solúveis, não digeríveis) presentes na pitaia mostraram propriedades funcionais, ao lado de seu efeito prebiótico, como a redução da ingestão calórica e a redução da insulina no sangue (insulinemia) em comparação aos hidratos de carbono de fácil digestão. Os oligossacarídeos não são digeridos ou absorvidos pelo estômago. No entanto, após passarem pelo estômago e pelo intestino delgado, entram num processo de fermentação que estimula o crescimento de Bifidobacterium spp. e Lactobacillus spp., organismos benéficos à saúde do cólon.
Vale à pena experimentar esta fruta na sua alimentação.
Segue algumas receitas diet com o uso da pitaya elaboradas pela Chef Cleide Silva MOUSSE DIET DE PITAYA BRANCA COM CASCA
Categoria Aproveitamento integral dos alimentos (AIA) 
INGREDIENTES: Polpa e casca de 2 Pitayas branca, 2 iogurtes sabor baunilha, 500 ml de água de luso frutos vermelhos, 2 saquetas de gelatina incolor, Adoçante a gosto.
MODO DE PREPARO: Higienize a fruta, abra ao meio retire a polpa, limpe bem a casca e retire toda a película áspera, passe pelo processador junto com a polpa e reserve. Hidrate a gelatina dissolvida em 50 ml de água por 5 a 6 segundos no microondas. Junte a gelatina hidratada aos 500 ml de agua de luso frutos vermelhos e o adoçante, misture bem e leve ao frigorífico até ganhar resistência. Após ganhar consistência retire do frigorífico, junto os iogurtes, a polpa reservada, passei na varinha magica ou no liquidificador. Coloque em taças individuais e leve novamente ao frigorífico até a hora de servir. Para decorar use gomos, rodelas com casca ou polpa da fruta cortado os cubinhos.
GELATINA CASEIRA COM CASCA DE PITAYA
Categoria (AIA)
INGREDIENTES: Casca de 2 pitayas branca higienizada, retirada a película áspera e processada, 1 colher de sobremesa de adoçante para culinária, 500 ml de água luso frutos vermelhos, 5 folhas de gelatina incolor. 
MODO DE PREPARO: Hidrate as folhas gelatina com 4 colheres de sopa de água e leve ao microondas por 5 a 6 segundos. Junte a água de luso frutos de vermelhos, as cascas da pitaya já processada, o adoçante, passe com a varinha magica ou no liquidificador. Distribua em taça e leve ao frigorífico até que fique consistente. Se preferir com mais consistência e mais doce, adicione mais gelatina e adoçante. 
Imagens e receitas: Chef Cleide Silva