Avançar para o conteúdo principal

O que contém um pão de soja industrializado?

Um dos assunto mais corrente na maioria dos meios de comunicação, para não dizer todos, é a nutrição ligada à saúde e bem estar. Nunca se viu tantas inovações e produtos novos a surgirem de dia para dia, para perda de de peso, para melhorar isso e aquilo outro no organismo.
Quando vejo essa "explosão" de informações, lembro de uma professora que admirava muito quando tirava o bacharelato em nutrição nos anos 90, relembro como se fosse hoje a fala dela a respeito do futuro da nutrição. Entre a explanação dos assuntos da sua disciplina, que eu amava, ela filosofava e dizia dirigindo-se a turma... "A nutrição será a ciência do século vinte. Vocês verão grandes avanços nesta área e coisas imagináveis e impensáveis sobre os alimentos serão descobertas. A nutrição será uma área de grandiosos investimentos e lucros." Como ela profetizou tal se cumpriu e se está a cumprir.
Diante de tantos avanços a melhor escolha é mesmo seleccionar as informações que chegam até nós, e estar atento ao que nos é oferecido.
Vejamos um exemplo.
No objetivo de ter uma alimentação mais cuidada, uma pessoa prefere fazer uso de produtos, digamos, mais saudáveis, então ela vai ao supermercado e compra pão de soja, sem ler o rótulo, em substituição ao pão branco a pensar que estar a fazer uma boa opção alimentar, mas ao chegar em casa descobre que o tal pão de soja nada mais é do que uma mistura de vários outros ingredientes e que de soja tem muito pouco e de natural não tem nada.
Observe o rótulo do pão de soja, abaixo, e note que além da farinha de soja (só 10%) estamos a ingerir outros ingredientes (agentes melhorantes da farinha, conservantes,  e outros componentes usados para que o produto possa ter o, dito, tempo de prateleira) sem darmos muito por isso. 


Conclusão, nem tudo que tem bom aspecto e em sua composição ingrediente com algum valor nutricional, significa ser natural, bom para a saúde. 
Cada vez mais, precisamos estar atentos aos pormenores dos produtos alimentares que se encontram à venda, pois nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que brilha é prata.
Esteja sempre atento, mas sem stress, para saber melhor o que está a comer.
Beijinhos nutritivos.