Avançar para o conteúdo principal

Nutrição dos Cabelos

Muitas vezes, perguntam-me quais alimentos são bons para a saúde dos cabelos, para dar mais brilho, volume e saúde. Então, resolvi deixar aqui algumas dicas que podem ser úteis para a beleza dos nossos cabelos. 
Para melhor nutrir os cabelos através da alimentação
Como os fios dos cabelos são formados basicamente de proteína (queratina), para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes de proteínas: ovo, carne magra, iogurte magro, queijo branco magro, leguminosas (feijão, soja, grão) e alimentos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Se isso estiver a acontecer consuma alimentos com fontes desses nutrientes: brócolos, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes.
Para melhorar a nutrição dos cabelos com tratamentos externos. 
• Para manter os cabelos liso, deve-se borrifar o cabelo seco ou molhados com leite. Deixe o leite actuar durante 20 minutos e depois lave os cabelos normalmente, com champô (shampoo) e amaciador (condicionador). O resultado é um cabelo sedoso e visivelmente mais liso.

• Gelatina embeleza os cabelos. Para deixar o cabelo mais sedoso e brilhante, acrescente uma colher de sopa de gelatina em pó sem sabor, no frasco do champô (shampoo). A gelatina por ser proteína pura, vai aumentar a resistência e melhorar a aparência dos cabelos.

• Se as pontas do cabelo estão queimadas ou descoloridas vá a um cabeleireiro, corte-as e faça um tratamento adequado. E, uma vez por semana, passe óleo de amêndoas doces, amornado em banho-maria nos cabelos. Isso os tornará macios e sedosos.
Como lavar, correctamente, o cabelo
  • Comece a lavar os cabelos, molhando-os. Se você tem qualquer tipo de calvície na parte superior da cabeça, não deixe a água do duche (chuveiro) "bater" diretamente no local (pode prejudicar mais a região). Neste caso, molhe primeiro a nuca e deixe a água escorrer para o restante da cabeça.
  • Dilua o champô (shampoo) em um recipiente, ao invés de colocá-lo diretamente na cabeça. A medida é 100 ml de água para 10 ml de produto. O  champô (shampoo) concentrado pode trazer danos ao couro cabeludo, como irritação, comichões (coceiras), escamações do couro cabeludo.
  • Espalhe o produto na cabeça, esfregue suavemente.
  • Enxague, abundantemente, os cabelos, para retirar todo o produto, com água morna ou fria.
  • Após o enxague, tire a umidade dos cabelos com uma toalha, deixando que ela absorva a água.
  • Aplique o amaciador (condicionador) nos fios dos cabelos sem tocar no couro cabeludo. Deixe uma distância mínima, de dois dedos do couro. Quando passamos amaciador (condicionador) nos cabelos muito molhados, perdemos produto e não há boa absorção do mesmo.
  • Penteie os cabelos, para fechar as cutículas.
  • Enxague com água em abundância, para retirar todo o produto.
  • Seque com uma toalha, para absorver a água, e evite esfregá-la muito, para não abrir novamente as cutículas do cabelo.
Com estas simples orientações para nutrir e técnica de lavagem pode-se perceber a diferença na estética e fortalecimento dos cabelos que se tornam mais bonitos e saudáveis.
Recomendação: Visite, regularmente, o seu cabeleiro para um melhor diagnóstico e tratamento do seu cabelo.
Medmulher

Comentários