Avançar para o conteúdo principal

Nutrição nunca sai de moda

Surgem e somem dietas, aparecem e somem produtos para perda de peso, porém a nutrição nunca sai de moda, não é febre passageira, pois antes de qualquer dieta ou produto para emagrecer existe a nutrição, que é uma necessidade básica de qualquer organismo para manter-se vivo e saudável. 
Talvez aqui caiba a clássica pergunta, quem nasceu primeiro o ovo (dieta) ou a galinha (nutrição)? Como para mim a resposta é a galinha , pois sem ela não existiria a formação do ovo (polémico isso, não é?) , assim acredito que sem a nutrição e sua evolução não existiriam dietas, produtos para a perda de peso, etc.. 
Nutrição e alimento é assunto intensamente discutido em vários meios de comunicação, por ser tema que nunca sai de moda.
As palavras nutrição, dieta, alimento, alimentação, regime (a um bom tempo não vejo, nem escuto essa palavra ) algumas vezes se confundem nos discursos. Então vamos aprender a separá-las e perceber melhor o sentido de cada uma.

Nutrição - é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.
No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

Dieta/Regimerefere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de controlo do peso e/ou manter a saúde em boas condições.

Alimentos - são todas as substâncias utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura de cada povo.

Alimentaçãoé o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.

Sabendo-se as diferenças, podemos mesmo afirmar que a nutrição nunca vai sair de moda. 
Fontes: Wikipédia

Comentários