Avançar para o conteúdo principal

Que tal um pãozinho indiano (naan), para o fim e semana?

O naan é um típico pão indiano, alimento básico no Sudeste e na Ásia Central. É especialmente comum na Índia, Paquistão, Afeganistão, Irã, Uzbequistão, e regiões circunvizinhas. Porque naan é popular em muitos países, tem um número de diferentes grafias e pronúncias. Em línguas turcas, como Uzbequistão e uigur, por exemplo, é conhecido asnan naan. Na Birmânia, o pão é chamado bya nan. 
Naan é feito de farinha de trigo e quase sempre é redondo. A massa de pão naan é geralmente fermentado antes de ser cozido. Uma vez que o pão foi cozido, ele normalmente barrado com ghee uma espécie de manteiga, e em seguida, servido quente. Alguns chefs acrescentar iogurte ou leite para a massa, naan para adicionar suavidade e volume para o pão. 
O naan pode servir de acompanhamento a qualquer refeição. 
Ingredientes:
1 chávena (chá) de farinha de trigo integral peneirada
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
1/2 chávena (chá) de água
Modo de preparo:
Numa alguidar (tigela) grande, misture a farinha de trigo com o sal.
Regue com a metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.
Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da alguidar (tigela) , por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite colocar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto.
Polvilhe uma bancada com farinha de trigo branca e faça pequenos rolos com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções. Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro.
Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino. Se a massa gruda no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha de trigo.
Quando abrir os discos, aqueça uma frigideira anti aderente em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco da massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe mais 15 segundos na frigideira.
Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para insuflar e chamuscar levemente.
Transfira o pão para um prato e repita com os outros discos.
Quem quiser finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo e depois virar.
Sirva a seguir simples ou acompanhado por recheios de sua preferência. 
Obs: nessa receita foi usado 1/2 chávena de farinha de trigo comum e integral.
Dica: para manter os pãozinhos macios, conserve em saco plástico por até 3 dias.
Resumo Nutricional 
Calorias: 137 kcal
Lipídios: 5,1g 
Hidrato de carbono: 18,8g
Proteínas: 3,74g
Existem, aproximadamente, 137 calorias em (naan) pão Indiano (1 pedaço).
Repartição das Calorias: 34% líp, 55% carbs, 11% prot.
Receita e imagem: QuitutesdaAndréa
Como fazer na bimby
Bom fim de semana!
Beijinhos nutritivos.