Avançar para o conteúdo principal

Refresque-se com bebidas 100% naturais

Nesta altura só apetece mesmo coisas frescas, então selecionei uns sumos (sucos) e "smoothies" (batidos) fáceis de serem preparados e 100% naturais.

Mas, antes vamos diferenciar sumo e "smoothie"?


Sumo (português europeu) ou Suco (português brasileiro) - é um refresco, bebida ou néctar produzido através do líquido extraído de quase todos os frutos. O líquido pode ser coado ou não antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada para a diluição do sumo. Pode se adicionar açúcar ou adoçante a bebida para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. Além dos frutos, sumos também podem ser obtidos pelo processamento dos vegetais e de suas partes tais como folhas, talos ou raízes. Wikipédia



Smoothie - é uma bebida saudável, saborosa e muito refrescante. Feito com sumos, frutas, gelados, iogurtes e outros ingredientes naturais. É rico em vitaminas e minerais. Um smoothie é nada mais, nada menos do que um batido (português europeu) ou vitamina (português brasileiro) feito de combinação nutritivas e deliciosa.


Onde fazer os sumos ou smoothies?
Centrifugadoras - As melhores máquinas para fazer sumos são as centrifugadoras, pois elas preparam sumo sem polpa, nem fibra. A bebida fica sem nenhum resíduo das frutas ou vegetais utilizados. 
Liquidificadores - Se deseja fazer um batido, smoothie ou vitamina rica em fibras e polpa opte pelo liquidificador, pois este confeciona bebidas mais espessa e cremosas, com leite ou iogurte.

Obs.: Apesar de ter uma centrifugadora em casa, costumo fazer sumos e batidos no próprio líquidificador e ficam bons na mesma.

Receitas de sumos 
Ingredientes para 2 copos

Sumo energético
2 bolbos de funcho
1 maçã com casca
1 cenoura
1 malagueta pequena inteira

Sumo de beterraba
1 beterraba com casca
1/2 lima
50 g de espinafre
2 fatias de melancia média

Sumo de morango e romã
225 g de morangos
1/2 romã
2 maças com casca

Receitas de smoothie (batido, vitamina) 
Ingredientes para 2 copos

Smoothie de banana com leite
1 banana aos pedaços
gengibre raspado (pedaço de 1 cm)
1/2 copo de leite
1/2 iogurte natural
2 colheres pequenas de mel

Smoothie de fruta
1 banana aos pedaços
1 laranja descascada (manter a parte branca)
2 maçãs aos pedaços
1/2 iogurte natural

Mix smoothie
2 maçãs aos pedaços
2 cenouras
1 laranja descascada (manter a parte branca)
1/2 iogurte natural
1/2 copo de leite

Dica: Para quem é intolerante ou alérgico a proteína do leite, substituir o leite de vaca e iogurte natural por leite e iogurte de vegetais. 

Bons sumos e smoothies.

Fonte: Revista Deco proteste
Imagens: Freepik e Silvelita Metelo

Comentários