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10 pontos de incentivos quando ocorrem deslizes no processo da perder peso

Quantas vezes você já entrou num processo de perda de peso e largou pela metade?


Por mais disciplinado(a) que se seja é normal escorregar no processo de emagrecimento, vez ou outra. Mas, quando esses deslizes se tornam muito frequentes, os resultados não aparecem e as chances de você jogar tudo para o alto são enormes. Então, para se ter mais incentivo e ir em frente, indico 10 pontos fáceis de colocar em prática. 

1. Coma em prato pequeno 

Na hora da refeição, troque o prato grande por um menor (tipo de sobremesa). O truque é simples, mas ajuda a não exagerar no tamanho das porções e a manter o controlo durante a reeducação alimentar.

2. Não leve os tachos para a mesa

Monte o prato antes de se sentar e não coloque tachos e travessas na mesa durante as refeições. Pode parecer banal, mas deixar a comida à disposição estimula a repetição do prato e fica mais difícil resistir às tentações.

3. Comece pela salada 

Começar a refeição pela salada faz com que nos sentimos mais satisfeitos com menos comida. Porém, não devemos esquecer de equilibrar o prato com alimentos variados em quantidade e qualidade adequadas. 

4. Água gelada e gelatina dietética 


Trinta minutos antes de almoçar ou jantar, opte em beber um copo de água gelada e/ou comer uma gelatina dietética. Essa é uma dica simples, mas eficiente para evitar o exagere na mesa.

5. Chocolate meio amargo


Comer um chocolate meio amargo (no máximo 30g) 5 minutos antes das refeições, funciona, pelo seu sabor intenso, para dissipar a fome.

6. Planei as compras


Evite fazer as compras no supermercado, quando estiver com fome e sempre e bom levar uma lista das coisas que realmente precisa. Escolha petiscos saudáveis e faça um pequeno estoque deles em casa. 

7. Organize as refeições


Estabelecer uma ementa de baixa caloria para a semana ajuda bastante na hora de manter o foco na perda de peso. 

Levar lanches (frutas,iogurtes, barras de cereais, biscoitos lights, outros) na mala/bolsa é sempre indicado.

8. Faça um registo alimentar


Anotar o que se come durante o dia é uma maneira de manter o controlo sobre a sua alimentação.

Elaborar um  diário alimentar ajuda, também a se identificar as situações que requer mais atenção, além de acompanhar a própria evolução e organizar o seu plano alimentar.

9. Nunca faça do seu processo de perda de peso um motivo de stress e conflito.


Se por ventura fugir ou escorregar durante a realização do plano alimentar ou dieta, respire, se perdoe e volte ao que foi planeado.


10. Mude seu sentimento, seu astral ao se alimentar. 


O mais importante no caminho do emagrecimento é procurar comer com alegria, olhar para o alimento como amigo, como algo que irá satisfazer as suas necessidades e dar saúde as suas células, a seu corpo.

Ao fazer o seu prato, não pense, só vou comer isso? Assim vou ficar com fome. Mude, imediatamente, esse pensamento para algo positivo, como por exemplo, isso que estou a comer é suficiente para mim neste exacto momento, me saciará,  fará bem as minhas células, ao meu corpo e vou perder os quilo que desejo.
Ao pensar assim estará a influenciar seu corpo para uma aceitação melhor dos alimentos e a colaborar com um bom resultado no seu processo de emagrecimento.

Não desista, facilmente. Tente manter o foco e os resultados surgirão.


Procure comer com satisfação, alegria e amar-se acima de tudo.


Uma boa semana.


Beijinhos nutritivos


Imagem: Freepik

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