Avançar para o conteúdo principal

Sumo de laranja com banana

Com o calor que começa a fazer apetece beber algo fresco e nutritivo, então, que tal um sumo de laranja com banana?


Laranja - a laranja é uma fruta pouco calórica, com elevado teor de água e rica em vitamina C. Excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. O ácido cítrico, o que potencia a ação da vitamina C, encontra-se igualmente em grandes quantidades nesta fruta apetecível. 
A fibra, por sua vez, encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que muitas vezes é removida).

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e betacaroteno fazem da laranja uma fruta especialmente vantajosa para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes, fundamentais para combater os radicais livres e como forma de prevenção de doenças degenerativas como cancro.


O consumo de laranjas juntamente com alimentos ricos em ferro aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito importante, sobretudo para combater anemias.


A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e os picos de açúcar no sangue.

É aconselhável o consumo de pelo menos uma laranja por dia, pois garante o aporte da dose diária recomendada de vitamina C.

Banana - a banana é um alimento energético com um índice glicemico médio e rica em diversos minerais e oligo-elementos.


A banana contém flúor, potássio, magnésio (uma banana por dia assegura as necessidades de potássio e de magnésio) É Indicada principalmente para quem faz desportos e ginásio.


É uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) B6 (piridoxina) B9 (ácido fólico). Contém pectinas (anti-cancerígenas do cólon). 
Com seu teor em vitamina C confere-lhe em certo poder anti radicais livres.

Os seus sais minerais são um bom fortificante dos ossos e também do sistema nervoso.  É amiga do estômago hiper-sensíveis, pois tem um efeito anti ácido e uma ação protectora da mucosa gástrica.
Possui propriedades que previne o envelhecimento e as doenças cardiovasculares.

Depois de se conhecer as propriedades nutricionais da laranja e da banana, vamos a receita do sumo rico em todos esses elementos e ainda com um poder saciante (por ser rico em fibras) ideal para quem está a fazer reeducação alimentar ou dieta.


Sumo de laranja e banana

Ingredientes:

2 laranjas inteiras descascadas
1 banana média
Gelo picado (opcional)
Preparo:
Cortar a laranja e a banana aos pedaços em seguida bater as frutas no liquidificador, juntamente, com o gelo picado e já está.
Esse sumo não leva nem açúcar, nem adoçante.

Refresque-se de forma saborosa e nutritiva!

Beijinhos nutritivos. 
Imagens: Silvelita Metelo