Avançar para o conteúdo principal

Conserva Lacto-fermentada de Folhas de Uva

Você sabe o que é processo de lacto-fermentação?


A lacto-fermentação ocorre quando os açúcares e amidos dos legumes e frutas convertem-se em ácido láctico através da ação de um lacto bacilo, uma bactéria benéfica ao organismo. 

Esta lacto-fermentação produz não só um alimento perfumado e delicioso (como chucrute, as cebolas ou os pepinos em conserva), como também é uma forma de conservar naturalmente estes ingredientes além de proporcionar benefícios a saúde do nosso corpo.



Benefícios da lacto-fermentação para a saúde

Os benefícios dos alimentos lacto-fermentados para o nosso organismo são vários. 

Ao incluir alimentos lacto-fermentados na dieta estamos a melhorar a disponibilidade nutricional desses alimentos, aumentamos a capacidade do organismo em absorver nutrientes, melhoramos a nossa flora intestinal e, consequentemente, os processos digestivos.

Seja na forma de iogurte, legumes em conserva, limonada lacto-fermentada, etc, não deixe faltar alimentos lacto-fermentados em sua alimentação!



Você já provou folhas de uva em alguma receita?

Como tenho algumas videiras no meu quintal, que este ano carregaram de uvas de bom aspecto, boas para o consumo e para o preparo de diversas receitas resolvi, também, pesquisar o que pode ser feito com as folhas de uva, pois gosto de aproveitar bem toda as dádivas da natureza.

Na pesquisa encontrei uma conserva lacto-fermentada de folhas de uva e receitas culinárias feitas com as folhas de uva. Boa!! Era o que eu queria e fui logo tratar de preparar a conserva, cuja receita deixo aqui para quem desejar fazer.


Conserva lacto-fermentada de folhas de uva

Ingredientes:


2 dúzias de folhas de uva frescas 


1 colher de sopa de sal marinho (de preferência não refinado)


4 colheres de sopa de soro de iogurte (caso não tenha, use uma colher de sopa a mais de sal)


2 chávenas de água filtrada


Preparo:

Lave muito bem as folhas.


Num recipiente fundo misture a água, o sal e o soro de iogurte. Deixe as folhas de molho lá por cerca de uma hora.


Empilhe todas as folhas juntas e enrole-as delicadamente.


Transfira o rolo de folhas para um pote com tampa hermética.


Transfira a água do molho para o vidro com as folhas e adicione mais água filtrada se necessário para que as folhas fiquem completamente submersas no líquido. O líquido deve ficar a no máximo 2 dedos do topo do pote.


Tampe bem o vidro e deixe descansar à temperatura ambiente por cerca de 3 dias (um pouco menos, se estiver muito calor) para depois transferir para o frigorífico.


A conserva dura muitos meses na frigorífico.


Fonte: Crescer com saúde é muito mais gosto

Receita minestra (prato (sopa) típico da Itália)feita com folhas de uva


Uma boa semana.

Beijinhos nutritivos