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Retenção de líquidos


A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo, normalmente nas pernas, abdómen ou mãos, provocando inchaço (edema). Esta manifesta-se quando o nível de líquidos ultrapassa os 75%.

Causas

Deve-se a um desequilíbrio no sistema hormonal que regula o nível de líquido no corpo.

Pode ser causado por excesso de sal na alimentação, défice de proteínas (as proteínas fazem com que o fígado produza albumina, uma substância que evita a acumulação de líquidos), ou pela escassez de nutrientes (vitaminas C e B6, magnésio, potássio e ácidos gordos ómega-3 e ómega-6).

Sintomas


Inchaço, cãibras, fraqueza, palpitações e mal-estar.

Também pode ocorrer queda de cabelo, alergias, unhas quebradiças e tónus muscular debilitado.

Tratamento


Mudança dos hábitos alimentares, com uma alimentação rica em proteínas (aves, peixes e legumes), frutos secos, verduras, frutas. Evitar o sal ou não abusar do seu uso nas preparações.

Alimentos que, além de desinchar, podem ajudar na perda de peso.

Prefira:

Pepino, crougette chuchu, alface, abacaxi, pêra e melancia, que têm 90% de água.
Laranja, tomate, banana e manga, que ajudam a desinchar.
Melão, aipo, espargo, agrião, rúcula, todos diuréticos naturais.
Chás diuréticos: prefira chá verde, de carqueja ou cavalinha.
Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva, que previnem a prisão de ventre.
Folhas verde-escuras, que ativam a circulação.
Alho, que diminui a tensão arterial e combate o inchaço.

Evite:

Repolho, couve, couve-flor e batata-doce, que fermentam e provocam gases.
Refrigerante (mesmo light e diet), porque é uma bebida rica em sódio.
Enchidos (chouriços, mortadela), carnes como bacalhau e presuntos. Eles têm muito sal.
Enlatados em geral: atum, sardinha, milho, ervilhas etc.
Café, chá mate, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína.
Fritos e lanches servidos em fast-food.
Condimentos prontos, como ketchup e mostarda.
Doces. Aliás, abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.
Uso de muito sal nas preparações dos alimentos.


Como você pode evitar a retenção de líquidos no seu corpo?


• Beba muita água: tomar água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.

• Hidrate seu corpo: cosméticos relaxantes ativam a circulação. Use os que têm cânfora e mentol.
• Faça exercícios: praticar desportos faz bem à circulação do sangue e ajuda a controlar o peso.
• Diminua o sal nas refeições: primeiro, tire o saleiro de cima da mesa - ele é um convite ao excesso. Depois, reduza a quantidade de sal usada no preparo das receitas.
• Use meias elásticas: elas facilitam a drenagem.

Como Fazer a Massagem Para Diminuir a Retenção de Líquido


Para realizar esse tipo de procedimento é necessário usar um creme ou um gel redutor de medidas, para que o resultado seja potencializado, e para que a massagem seja realizada de forma mais fácil. Não use óleos, pois eles proporcionam penetração na pele e possuem gordura.


Passo a Passo


1 – passe creme ou gel sobre a área completa do abdómen. Com as palmas das mãos bem abertas, faça movimentos em efeito de circulo e no sentido horário. Para que melhore a circulação e o funcionamento do corpo, faça uma leve pressão. Faça o movimento por 5 minutos.

2 – Em seguida empurre a gordura da região abdominal, do umbigo para a virilha. Faça também uma leve pressão, faça esse mesmo movimento por 3 minutos e pressionando bem a área.

3 – Com as palmas das mãos na cintura, deslize os dedos com pressão até a região do umbigo e descendo pela virilha. Puxe com o auxilio das duas mãos, os culotes da lateral da cintura, um de cada lado e com bastante pressão. Faça esse mesmo movimento por cerca de 3 minutos.

4 – No glúteo, coxas e virilha repita o primeiro passo de realizar movimentos circulares sobre a área, com uma pequena pressão. Depois de 3 minutos nesse movimento, deslize as mãos dos joelhos em direção aos glúteos e virilhas.

Fontes: seucorpoperfeito
lifestyle

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