Avançar para o conteúdo principal

O princípio do prazer no ato de comer


Comer alimentos que gostamos, fazer-nos sentir mais alegres e descontraídos e o inverso, ou seja, ficamos tristes ou pouco motivados quando comemos algo de que não gostamos ou quando somos "obrigados" a não comer algo que gostamos muito. 

Que tipo de sentimento você tem ao se alimentar?

O princípio do prazer

O ato de comer é um dos prazeres da vida e, sempre que possível comemos os alimentos que apreciamos e evitamos aqueles que não gostamos. Os estudos demonstram que o consumo dos alimentos que mais gostamos pode estimular a libertação de beta-endorfinas, conhecidas por melhorarem o humor.

No entanto, o poder atrativo de uma refeição não está apenas relacionado com as suas propriedades organolépticas, dependendo adicionalmente da fome/apetite do momento, das experiências prévias com os alimentos em questão e das circunstâncias sociais que acompanham o seu consumo. 

Por outras palavras, a escolha do tipo de alimentos acertados, na hora certa, com a companhia indicada, faz-nos sentir bem.

Comemos não só por uma necessidade fisiológica, mas, também, por prazer e saber desfrutar com alegria dos momentos à mesa com quem gostamos é algo que não tem preço.

Se estás em reeducação alimentar ou dieta e aflige-lhe os momentos de convívio social onde refeições estão inseridas e podem levar-lhe ao pecado da gula, fica a dica:

-Antes de sair para o evento coma em casa algo saudável e que ofereça saciedade, pois, assim o seu estômago estará mais confortável e você não irá exagerar nas quantidades no seu prato.

-Você deve abstrair-se, um pouco, da questão de está em tratamento para perda de peso e aproveitar de forma tranquila, sem culpas o convívio com os amigos.

-Não fale de dieta ou coisas do género para seus amigos. Não se torne um repressor de se mesmo(a) nem dos outros. Cuide dos seus objetivos e metas em relação a sua saúde e nutrição com descrição e serenidade.

-Encontre os melhores meios para está e ser feliz. 

Beijinhos nutritivos a todos.

Baseado no artigo, alimentação e humor. Eufic

Imagem: Pixabay

Comentários