Avançar para o conteúdo principal

Gordura escura ajuda na perda de peso

Como!? A atividade física aumenta a gordura?!

Sim! 

Mas, não se preocupe, é um bom tipo de gordura. A gordura castanha (marrom) é um tecido altamente termogénico que converte calorias para aquecer, em vez de armazená-los na forma de gordura



A descoberta de tecido adiposo escuro em adultos podem ajudar na criação de substâncias e práticas que auxiliam o emagrecimento. Essa gordura escura ou boa gordura queima calorias para manter o corpo aquecido.

Gordura castanha (marrom) - gordura escura
De acordo com cientistas, o adulto ainda tem uma quantidade da gordura escura que tinha quando era criança – ela não se derreteu por completo, e  não precisa se desesperar com tentativas métodos revolucionários para perder essa gordura, acumulada há anos. Na verdade, deve-se estar feliz em tê-la,pois essa gordura, conhecida pelos cientistas como gordura castanha (marrom), queima calorias e usa energia. 
É chamada de “gordura boa”, quando comparada com a gordura branca, a tradicional que forma os depósitos de energia, que faz volume em diversas partes do corpo até que essa energia seja necessário ou gasta.

A descoberta da gordura escura, pode ser o caminho para novos tratamentos contra diabetes e contra a obesidade.
Entre as novidades que a descoberta da gordura escura trouxe estão:
Pessoas mais novos tem maior quantidade de gordura castanha (marrom).
A gorduraescura é mais ativa durante o Inverno, quando seu papel é queimar energia para produzir calor e manter o corpo aquecido.
O tecido adiposo escuro, também, é mais comum em adultos magros e em quem faz mais atividade física.
O que vale a pena notar é que foram encontradas pequenas quantidades desse tipo de gordura em pessoas obesas, que tem bastante gordura branca.
Essa gordura geralmente está localizada no pescoço.
A ideia do tratamento envolve estímulos para que a concentração dessa gordura saudável aumente no organismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia.
Foi, também, descoberto que a gordura escura, possui uma proteína exclusiva que serve com o propósito de gerar calor. [Live Science]

A gordura branca se acumula no corpo, principalmente no abdômen e vísceras. Ela tem funções fisiológicas de a manutenção da temperatura corpo e depósito de energia para uso futuro. Existe também uma gordura menos conhecida, a gordura escura, muito diferente da sua prima branca. Estruturalmente o tecido adiposo castanho (marrom) é ricamente vascularizado e possui um número extraordinário de mitocôndrias (o que torna a gordura escura, com um tom castanho-avermelhado) enquanto o tecido adiposo branco possui somente um vaso para cada célula e um número escasso de mitocôndrias (e por isso a gordura é branca).
Imagem
Se seu cérebro e sua mente cooperarem sua gordura ruim vai se transforma em gordura boa.
Fontes: Xquímica
Gazetadopovo
Uma boa semana a todos!
Beijinhos nutritivos

Comentários