Avançar para o conteúdo principal

Chá caseiro, bebida 100% natural


Os chás são sempre uma bebida saborosa, nutritiva e acima de tudo natural, quando feitos de forma caseira, principalmente, com as folhas, flores ou talhos das ervas e plantas da nossa horta ou canteiro. É uma bebida que nos acompanha em todas as estações, porém, no Inverno uma chávena de um bom chá bem quentinho é algo revigorante, que aquece não só o corpo, mas, o espírito, também. 

Hoje, trago um chá muito apreciado pelo seu sabor, aroma e benefícios à saúde. O chá de sabugueiro.

O sabugueiro me traz memórias de infância, pois lembro que no quintal da casa de meus pais, tinha um pé de sabugueiro que achava lindo, quando as flores se abriam deitavam um perfume que gostava imenso de sentir, além de admirar a beleza das suas florzinhas em cachos tão singelos. Minha mãe costumava fazer o chá das flores do sabugueiro para curar as minhas gripes, tosses e constipações e de todos os meus irmãos.

Propriedades e benefícios do sabugueiro

O sabugueiro contém propriedades cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera. Devido às suas propriedades, esta planta traz os seguintes benefícios à nossa saúde:

Combate aos radicais livres 
Melhora do sistema imunológico 
Anti-envelhecimento
Tratamento para gripes, tosses ou resfriados 

Chá de sabugueiro

As partes utilizadas da planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 chávena de água.

Preparo:

Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma chávena de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três chávenas deste chá ao dia.

Sabugueiro para tosse

Além do chá de sabugueiro que pode ser utilizado para tratar diversas condições de saúde, existe ainda uma receita caseira especificamente para tratar a tosse:

Ingredientes:

– 1 quilo de bagas de sabugueiro;
– 1 quilo de açúcar;
– 1 litro de água fervente.

Preparo:

Num tacho, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do lume, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Coza novamente e coloque em garrafas ou recipientes fechados. Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Efeitos colaterais e contra indicações

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reacções alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contra indicado para grávidas e lactantes. 
Imagem: Freepik
Para saber mais

Beijinhos nutritivos a todos!

Obs.: Orientações e recomendações gerais. Para um melhor diagnóstico e tratamento procure um profissional especialista na área de saúde 


Comentários