Avançar para o conteúdo principal

Linhaça um alimento bloqueador de gordura


Você sabe que a linhaça ajuda a eliminar a gordura do nosso organismo?

Pois é, a linhaça é um dos alimentos tidos como bloqueador de gordura

Antes de qualquer tipo de tratamento para a perda de peso deve-se cuidar bem dos órgão responsáveis pela eliminação de gordura do nosso corpo, os intestinos e o fígado, pois quando eles trabalham bem o excesso de gordura é eliminado mais rapidamente.

Não adianta só cuidar do alimento, fazer tudo bonitinho se esses órgãos (intestinos e fígado) não estiverem a desempenhar bem o seu papel.

Muitas pessoas têm até uma alimentação equilibrada, porém, sofrem por que os intestinos e o fígado não funcionam bem e isso compromete os seus objetivos de perda ou manutenção do peso.

Existem alguns alimentos que ajudam a melhorar a função dos seus intestinos e fígado para que a gordura seja eliminada mais rapidamente, como, o abacate, o azeite, beringela, peixes tipo sardinha, aveia, chia, linhaça e alguns tipos de chás (dente de leão, chá verde).

A eleita de hoje é a nossa linhaça, ela é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (hidratos de carbono, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os diversos benefícios do consumo regular da semente de linhaça, como, por exemplo: redução dos níveis de colesterol, perda de peso, auxilio no combate ao cancro ou câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, Ajuda no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, dentre outros.

Além disso, é a maior fonte alimentar de fitoestrogénio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro de mama e cólon.

A semente de linhaça moída (farinha de linhaça) trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em frigorífico, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser usadas em iogurtes, saladas, sumos, batidos, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também, pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 de chávena ou xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Combate ao Cancro (Câncer):
A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos , um deles é ; a lignina.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só para doentes oncológicos se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

No Sistema Digestivo a linhaça - Previne ou cura o cancro (câncer) de colon.
Combate a prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino.

No Sistema Nervoso - É um tratamento para o stress. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão, pois melhora as suas funções mentais.
Retenção de Líquidos - O consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio, o que colabora para a melhora da retenção de líquido.

No nosso Sistema Imunológico - a linhaça alivia alergias, e é efetiva para o Lupus. A semente de linhaça por conter Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que o nosso corpo requer, constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente com uma maior resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular - Uma das características únicas da linhaça é que ela contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a tensão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
É ideal para tratar a aterosclerose, pois elimina o colesterol aderido nas artérias. Preveni a formação de coágulo sanguíneos.
O uso regular de linhaça diminui o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

No Funcionamento Intestinal - se você usar a semente não vai ajudar no processo de melhorar a função intestinal. Para isso é preciso que você use a linhaça como farinha ou ela germinada.
Para preparar a linhaça germinada você vai usar 1 colher de sopa da semente de linhaça em ½ copo de água e deixar descansar por 12 horas. Se for usar o gel de linhaça a noite você coloca as sementes para germina pela manhã e se for usar o gel pela manhã, coloca a noite.
O gel da linhaça tem albumina e pode ser usado em diversas preparações e até como substituto do ovo em receitas, pois é idêntico a clara de ovo. Pode-se usar para cada ovo numa receita, 3 colheres de sopa do gel de linhaça.
O gel é muito bom para atletas, para crianças em fase de crescimento ou para quem tem alergia ao ovo.
A linhaça germinada pode ser usada pura em jejum pela manhã, em sumos, iogurtes, em preparações culinárias.
Para evitar o desperdício depois de germinadas as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes, sopas...

Para o auxílio na redução dos sintomas de TPM e menopausa -  Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça, preferencialmente, triturada (como farinha) sobre os alimentos ou na forma de gel, 1 colher de sopa 3x ao dia.

Como usar a linhaça para combater perda de peso - A linhaça moída é excelente para perda de peso, pois elimina a gordura de forma rápida e controla a sensação de fome desnecessária por conter fibras dietéticas.
Para combater a obesidade, você vai usar duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador. Você pode mistura em um copo de sumo de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no pequeno-almoço ou café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e idosos), desde que não tenham nenhum tipo de alergia ou intolerância ao alimento.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, para ser usado em saladas ou pratos frios ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ómega-3.
A linhaça dourada é mais saborosa do que a escura.
Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.
Agora que já sabemos tudo isso sobre a linhaça vamos cuidar melhor dos nossos intestinos e fígado, não é?
Cuidem-se bem!
Beijinhos nutritivos

Obs.: Recomendações gerais. Para um melhor diagnostico e tratamento procure um profissional de saúde, nutrição.